Gestão de sistemas da qualidade

mapeamento do fluxo de entrega de pedidos

  • Alessandra Schardosim Alves Roldão DIAS Centro Universitário Cesuca
  • Cristiano BORBA Centro Universitário Cesuca
  • Caroline Chagas PRATES Centro Universitário Cesuca

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa no ramo de importação e distribuição de materiais eletrônicos em geral. Através do mapeamento do fluxo do pedido buscau-se entender as possíveis causas que vem ocasionando as falhas nas entregas da empresa ConcertCell (nome fictício). O objetivo deste trabalho é  propor  um novo fluxograma para reduzir erros na entrega .Com um mercado extremamente competitivo, onde o custo e a percepção do serviço prestado influência diretamente no produto final, oferecer uma entrega eficaz pode representar um ganho e um diferencial frente aos seus concorrentes. Para o melhor entendimento em relação ao problema que a empresa vem enfrentando no seu dia a dia, nas entregas de pedidos, foi feito o mapeamento do processo através do Diagrama de Ishikawa e assim identificou-se as principais causas do problema. Posteriormente, a aplicação das ferramentas de qualidade, foi possível sugerir um  fluxograma para o processo de recebimento, processamento e expedição. Na realização deste artigo utilizou-se a metodologia de um estudo de caso qualitativo, trazendo dados e situações praticadas na empresa. A coleta de dados deu-se através de análise documental, durante o mês de Maio/2020, juntamente com a observação do processo de gerenciamento de estoque e expedição através de um funcionário da empresa e com entrevistas ao gestor do setor. Concluiu-se através deste estudo, que a empresa analisada necessita de melhorias em seu processo de expedição para obter melhores resultados. A  implantação das alterações sugeridas no fluxograma do processo de recebimento, processamento e expedição, é uma alternativa para redução do índice de erros na entrega dos pedidos. 

Publicado
2021-01-12
Como Citar
DIAS, Alessandra Schardosim Alves Roldão; BORBA, Cristiano; PRATES, Caroline Chagas. Gestão de sistemas da qualidade. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 14, p. 338-354, jan. 2021. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1830>. Acesso em: 06 mar. 2021.