História de vida das pessoas com deficiência
Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como a sociedade tem acolhido as pessoas com deficiência em sua singularidade através de uma revisão da literatura e de uma pesquisa de campo abrangendo de forma mais contundente as questões relacionadas a educação numa perspectiva inclusiva. Essa investigação circundará a importância das fotografias para reconstruir a história de vida das pessoas com deficiência, principalmente intelectual. Quando abrimos um álbum de fotografias, lembramos de fatos que ocorreram na nossa vida e que de alguma forma podem nos remeter a lembrança de situações relevantes nessa trajetória. Assim, estaremos resgatando a memória afetiva dos sujeitos da educação inclusiva. O momento captado, recortado, é somente uma parte da experiência vivida no passado para reviver no presente. As memórias relembradas através das fotos podem provocar a mente a refletir sobre a passagem do tempo e as mudanças que ocorreram marcando a sua existência. Entre as lembranças podemos dar destaque as memórias pessoais referentes a nossa vida escolar, onde por muitas vezes não percebemos a presença de pessoais com deficiência. A ausência de uma representação, tanto de professores como de alunos. Hoje, um grande grupo de pessoas com deficiência está incluso na sociedade, porém ainda são invisíveis aos olhos de muitos. Anteriormente, na ausência física, hoje, mais presentes no âmbito escolar, porém com paradoxos acerca da ideia de deficiência. Considerando que a ausência de espaços adequados para as pessoas com deficiência na sociedade, em contraste com representações em nossa cultura e que são mais retratadas em livros infantis, romances, filmes, na história, nas piadas, na língua e nos costumes. Esses estereótipos moldaram o pensamento de muitas pessoas, levando-as a acreditar que elas sabem como deve se sentir uma pessoa com deficiência na sociedade contemporânea.
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