Acessibilidade e inclusão escolar

  • Juliana Burrato Santos JACOBY Cesuca- Faculdade Inedi
  • Mara Eloisa TRESOLDI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Tainara da LUZ Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Na atualidade, evidencia-se cada vez mais a necessidade de aprimoramento da prática pedagógica para contemplar a educação numa perspectiva inclusiva. Este artigo propõe uma revisão da literatura acerca da oferta de espaços escolares identificando se existe equidade para todas as pessoas considerando também a Lei 13.146/15, que institui a inclusão da Pessoa com Deficiência, assegurando e promovendo os direitos com equidade e difundindo a inclusão social e a cidadania. A referida Lei também conceitua as expressões acessibilidade, desenho universal e pessoa com deficiência. A legislação que fomenta a inclusão escolar é um avanço de grande relevância e garante que a pessoa com deficiência esteja na escola regular, tenha um planejamento curricular adaptado, específico para suas demandas garantindo também o aprimoramento da equipe escolar. Promover a acessibilidade representa conquistar a equidade de oportunidades nos diferentes espaços sociais, pois as condições do ambiente irão favorecer ou não a inclusão das pessoas com deficiência. Os impasses recorrentes na vida das pessoas com deficiência ocorrem no âmbito familiar, social e escolar abrangendo desde dificuldades para uma simples saída de casa até situações mais complexas. Sendo assim, vimos a necessidade de que os profissionais da educação se apropriarem cada vez mais da legislação vigente promovendo o que nela está prescrito, fomentando os diferentes setores para o cumprimento do que nela está exposto. A acessibilidade é a qualidade de ser acessível e todos os profissionais, incluindo os da educação, podem contribuir com a disseminação da perspectiva inclusiva com ética para que a sociedade seja um lugar de igualdade para todos. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
JACOBY, Juliana Burrato Santos; TRESOLDI, Mara Eloisa; LUZ, Tainara da. Acessibilidade e inclusão escolar. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 549, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1777>. Acesso em: 28 out. 2020.