A inclusão e a importância da utilização das terminologias adequadas

  • Andressa Raiane da SILVEIRA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Mara Eloisa TRESOLDI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Priscilla da Silva SOUZA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A terminologia correta é muito importante quando se trata de pessoas com deficiências, pois ainda é um assunto que é abordado de forma pejorativa denotando preconceito, estigmas e estereótipos. Esses termos mudam conforme o tempo e a cultura de cada época, pois muitas vezes a terminologia é banalizada ou torna-se inadequada. Sendo assim, propomos uma revisão da literatura sobre a terminologia utilizada no passado e a forma adequada de nos referirmos às pessoas com deficiência na atualidade. Cabe a sociedade se atualizar e respeitar todas as pessoas, pois os termos antigos passam a ser incorretos, conforme Sassaki (2006) ‘’O maior problema decorrente do uso de termos incorretos reside no fato de os conceitos obsoletos, as ideias equivocadas e as informações inexatas serem inadvertidamente reforçadas e perpetuadas.’’ Assim, o público leigo acaba tendo maior dificuldade e lentidão para apropriar-se da mudança e do entendimento das novas terminologias.  Romper com paradigmas e mudar o comportamento é possível quando há a apropriação de novos conhecimentos provocando, assim, maiores oportunidades para que a inclusão das pessoas com deficiência ocorra de fato e não apenas de direito. Quando falamos em inclusão, queremos que a pessoa com deficiência participe em todos os setores da sociedade, fazendo-se parte de diferentes grupos sociais, sendo incluída incondicionalmente e atuando com equidade na conquista de seus direitos. Na escola ainda vemos, muitas vezes, a integração mascarada de inclusão, pois, a fragilidade de recursos materiais e humanos inviabiliza a educação numa perspectiva inclusiva real. Sabemos que a escola geralmente é o primeiro espaço social depois da família e é onde a criança vivencia novas experiências e aprende a ampliar os laços sociais. Se a escola não compreende seu papel pode provocar o agravamento do preconceito reforçando a diferença. Em relação a terminologia adequada a escola é o espaço que pode promover a utilização dos termos adequados coibindo as expressões pejorativas. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SILVEIRA, Andressa Raiane da; TRESOLDI, Mara Eloisa; SOUZA, Priscilla da Silva. A inclusão e a importância da utilização das terminologias adequadas. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 548, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1776>. Acesso em: 30 out. 2020.