A educação em uma perspectiva inclusiva

  • Mara Eloisa TRESOLDI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Graziele Jacobi COLLIONI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Marlene Teresinha dos SANTOS Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Este artigo tem a proposta de fazer uma revisão da literatura acerca das questões que envolvem a educação em uma perspectiva inclusiva. Segundo Mantoan (2006), é necessária uma interlocução da família, escola e Estado para garantir e assegurar os direitos da criança. A família tem seu papel em garantir um lar apropriado, afeto cognitivo, educação moral, acesso as determinadas condições governamentais. A escola, como instituição, deve incluir a criança/aluno ao mundo e, assim, integrar ao meio social. O Estado tem o dever de garantir uma educação e saúde de qualidade. Há muitas contradições no que diz respeito aos direitos e igualdade por parte das autoridades. Sabemos que o nivelamento está enraizado nas políticas públicas, pois traz vantagens quando se quer avaliar o nível de empenho escolar dos alunos para responder exigências internacionais, para garantir financiamentos em lugares no topo das listas das nações mais desenvolvidas em educação. Outro problema relevante é a política pedagógica excludente do nosso ensino, como, problemas conceituais, desrespeito, interpretações tendenciosas, pré-conceitos que distorcem o sentido da inclusão escolar gerando benefícios que desviam o sentido da inclusão propiciada aos alunos em geral. O ensino sempre foi aprisionado da transmissão dos conhecimentos acadêmicos e os alunos de sua reprodução, nas aulas e provas. Esse ensino é fragmentado e especializa os saberes fazendo de cada matéria um fim em si mesmo, e não um dos meios de que dispomos para esclarecer o mesmo que vivemos, para entendermos melhor a nós mesmo. A ligação entre os saberes com o cotidiano cultural e social é cada vez mais complexo, as divisas das disciplinas estão se quebrando, assim estabelecendo mais compreensão entre as pessoas e o mundo. Tendo em vista essas novidades, a escola não pode mais ignorar o que acontece ao seu redor, invalidando as diferenças nos processos por meio dos quais forma e instrui o aluno. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
TRESOLDI, Mara Eloisa; COLLIONI, Graziele Jacobi; SANTOS, Marlene Teresinha dos. A educação em uma perspectiva inclusiva. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 545, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1773>. Acesso em: 28 out. 2020.