A construção de um olhar amplo na aprendizagem

  • Daniele da Silveira RIBEIRO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Gabriela Rosa SANTOS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Mara Eloisa TRESOLDI Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

No ambiente escolar podemos encontrar alunos que dentro de suas particularidades demonstram aprender de maneira diversificada desafiando o educador a identificar quais os métodos de ensino são mais adequados para cada estudante. O presente artigo é uma revisão da literatura sobre os diferentes olhares possíveis na aprendizagem. Assim, tendo uma visão mais humanizada e singular para cada discente, o professor pode conseguir obter melhor desempenho e qualidade de aprendizagem. É importante identificar algumas das inteligências múltiplas, tomando aqui os estudos de Gardner, reconhecendo que todos têm condições de aprender. É de extrema relevância a oferta de uma proposta diversificada que abranja as diferentes inteligências, pois o educando pode ter dificuldades numa determinada área, porém ter maiores habilidades e competências em outras áreas. A aprendizagem acontece ao longo da vida, assim sendo um processo contínuo, que é singular de cada sujeito. Essa aprendizagem poderá ocorrer tanto dentro da escola quanto em sua vida pessoal, sendo que existem fatores que podem favorecê-las ou inibi-las. Segundo Zanella (2006) as condições físicas como o bom funcionamento do organismo e o não consumo de drogas, auxiliam para obter um melhor desempenho, assim como as condições psicológicas que  motivam e incentivam  o sujeito para que ocorra a aprendizagem, ou até mesmo as condições ambientais que quando fornecido um espaço adequado e confortável o indivíduo se sinta atraído e instigado. Também são consideradas as condições sociais nas quais os educandos estão inseridos e o bom desempenho na aprendizagem vai depender do apoio e da cooperação da equipe diretiva e demais atores do universo escolar. Para o desenvolvimento da aprendizagem de cada discente é necessário o olhar amplo do educador e da escola, propostas de ensino e aprendizagem, que busquem sempre o bem-estar de cada indivíduo que ali se encontra. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
RIBEIRO, Daniele da Silveira; SANTOS, Gabriela Rosa; TRESOLDI, Mara Eloisa. A construção de um olhar amplo na aprendizagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 544, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1772>. Acesso em: 04 ago. 2020.