A gestão educacional e o papel do pedagogo em uma secretaria de educação

  • Jairann Silvano Gisch de SOUZA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Gabriele Bonotto SILVA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A disciplina de estágio supervisionado, nos cursos de licenciatura, considerada desafiadora e imprescindível para o desenvolvimento do futuro docente. Por este motivo, este artigo apresenta uma súmula do relatório da disciplina de Estágio supervisionado III do curso de Pedagogia da Faculdade Cesuca. O estágio ocorreu em uma secretaria de educação e teve como foco a gestão em espaços não escolar. Os setores da secretaria de educação onde ocorrem o estágio foram: setor de aspectos legais, setor de recursos humanos, setor financeiro e setor estatístico. Para iniciar a pesquisa realizou-se um breve referencial teórico sobre gestão educacional, que está subdividido em: Paradigmas da gestão educacional, As políticas e a autonomia na gestão da educação e gestão educacional. A pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista a partir da abordagem qualitativa. Ao final do um período de vinte horas de observações nos setores supracitados, ocorreu a construção do projeto de intervenção pedagógica que partiu do objetivo geral a seguir: proporcionar a integração de atividades que visem articular teoria e prática em busca da construção e aperfeiçoamento do perfil do Pedagogo. E os objetivos específicos são conhecer os ambientes e as realidades de atuação do Pedagogo, aplicar, no ambiente de atuação, conhecimentos teóricos desenvolvidos ao longo do curo de Pedagogia e refletir sobre a experiência profissional em Gestão Educacional. O estágio teve como duração oitenta horas, dividas nos setores já citados. Após a execução do projeto, realizou-se uma reflexão sobre a secretaria de educação, sobre o projeto de ação e sobre o estágio supervisionado. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
SOUZA, Jairann Silvano Gisch de; SILVA, Gabriele Bonotto. A gestão educacional e o papel do pedagogo em uma secretaria de educação. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 442-449, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1771>. Acesso em: 25 maio 2020.