Benefícios dos projetos pedagógicos
Resumo
A práxis pedagógica, nos cursos de licenciatura, é extremamente necessária para que os estudantes consigam relacionar a teoria e a prática. É um momento desafiador, repleto de aprendizagens e descobertas. Por isso, este artigo apresenta um recorte do relatório da disciplina de Prática Interdisciplinar II: Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, do curso de Pedagogia da Faculdade Cesuca. Esta disciplina conta com doze horas de observação, quatro horas em uma modalidade diferente, a saber: Anos Inicias, Educação Infantil e EJA. Para dar início a pesquisa realizou-se um referencial teórico sobre Educação Infantil, Anos Iniciais e Projetos pedagógicos, buscando identificar os principais conceitos e características de cada modalidade. Os principais autores estudados baseiam-se no modelo educacional proposto em Réggio Emília, na Itália, são eles: Katz (1999), Edward (1999) e Rankin (1999). Este modelo educacional privilegia os projetos pedagógicos e a participação dos alunos como centro do processo de aprendizagem. Para representar o Ensino Fundamental utilizou-se dos argumentos de Craidy (2012). O artigo está pautado na pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista e a observação, com o objetivo de ter mais de uma perspectiva sobre o objeto de estudo. Depois do período de observação e entrevistas emergiu o seguinte problema de pesquisa: quais os benefícios dos projetos pedagógicos elaborados a partir do interesse e da vivência dos alunos em diferentes modalidade de ensino? Para a análise, realizou-se a triangulação dos dados, trazendo trechos das falas dos entrevistados que corroboraram com as observações realizadas e com o arcabouço teórico proposto.
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