BrinqueArte

atividades lúdicas e recreativas no turno inverso

  • Andreza Santos MAR Cesuca- Faculdade Inedi
  • Thais Silva Alves LEMOS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Gabriele Bonotto SILVA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O estágio supervisionado, dos cursos de licenciatura, é um período de muitas aprendizagens, desafios, e também, de práxis pedagógica. Por isso, este artigo apresenta uma síntese do relatório da disciplina de Estágio supervisionado III do curso de Pedagogia da Faculdade Cesuca. O estágio ocorreu em uma turma de turno inverso de uma escola particular da cidade de Cachoeirinha/ RS. A turma em questão é composta por alunos da Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental, que estão matriculados no ensino regular, porém a escola oferece atividades diferenciadas no turno inverso. Para iniciar a pesquisa realizou-se um breve referencial teórico sobre educação integral e o turno inverso ao ensino regular. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista. Após um período de vinte horas de observações na turma escolhida, ocorreu a construção do projeto de ensino que partiu do seguinte problema de pesquisa: Sabendo que o turno inverso tem uma proposta diferenciada do turno regular, como podemos proporcionar momentos de aprendizagem lúdica dentro desse espaço? O projeto denominado BrinqueArte: atividades lúdicas e recreativas no turno inverso, teve oitenta horas de duração e proporcionou atividades lúdicas e artísticas para os alunos da turma de turno inverso. Entre as atividades destacam-se: a confecção do slime, o musical, atividades de ritmo e o circuito. Ao término do estágio, realizou-se uma reflexão sobre o projeto e sobre o estágio, analisando a escolha das atividades, assim como a execução das mesmas e da atuação das futuras pedagogas durante o estágio. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
MAR, Andreza Santos; LEMOS, Thais Silva Alves; SILVA, Gabriele Bonotto. BrinqueArte. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 496-503, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1769>. Acesso em: 30 out. 2020.