Nas asas da leitura

um relato de estágio em uma biblioteca escolar

  • Rosângela da Costa ENES Cesuca- Faculdade Inedi
  • Eliane Ladwig da SILVA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Gabriele Bonotto SILVA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo destina-se a descrever a prática aplicada em biblioteca pública escolar referente ao estágio do Curso de Pedagogia. A partir de um período de observação na biblioteca, idealizamos um projeto que pudesse agregar ludicidade e diversidade às atividades ali desenvolvidas. Atendendo ao que nos solicitou a professora responsável pela biblioteca, bem como a gestão da escola, focamos nossas ações na decoração do espaço e realização de horas do conto. O projeto nomeado de “Nas asas da leitura’ teve como problematização a necessidade de integrar a biblioteca escolar de forma mais efetiva na formação do aluno leitor, nos processos de alfabetização e no letramento de todos os alunos. As principais atividades foram: revitalização da decoração, implementação da hora do conto e exploração do acervo da biblioteca em companhia dos alunos. Todas as práticas e experiências vividas na aplicação do projeto foram muito gratificantes e nos trouxeram a visualização prática da importância da biblioteca na formação escolar como ferramenta auxiliar dos professores. Perceber o encantamento das crianças durante a hora do conto, presenciar o interesse delas nas atividades propostas, sentir o carinho da professora titular e da gestão foi uma experiência que levaremos para toda nossa prática docente. Trabalhar em equipe, reajustar planejamentos, buscar meios e materiais adequados, escolher as estórias e atividades, trabalhar com sucata na construção dos personagens, enfim, pensar em cada detalhe e realiza-lo com dedicação são aprendizados que nos acompanharão em toda vida profissional. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
ENES, Rosângela da Costa; SILVA, Eliane Ladwig da; SILVA, Gabriele Bonotto. Nas asas da leitura. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 474-480, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1766>. Acesso em: 27 maio 2020.