A etnomatemática e a trigonometria estão presentes no dia a dia de um profissional de funilaria? 

  • Josué Evantuir dos Santos GARCIA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Letícia Pacheco VIEGAS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daiane Renata MACHADO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa de campo cujos dados foram observados a partir da perspectiva da Etnomatemática, a qual consiste em uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Por meio da análise dos saberes matemáticos produzidos e praticados por um profissional de funilaria que possui um baixo nível escolar, a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos no dia a dia e no ambiente de trabalho do profissional, fazendo ligação entre esse conhecimento mais instintivo e focado em resolver os problemas que surgem no cotidiano e no trabalho com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmamos a ideia de que não há apenas uma forma de aprender matemática. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura aproximar a matemática da vivência do aluno, despertando assim o interesse em resolver os problemas apresentados, tornando assim o ensino da Matemática mais eficaz. Para se trabalhar a Etnomatemática como ação pedagógica, é essencial ―[...] libertar-se do padrão eurocêntrico e procurar entender, dentro do próprio contexto cultural do indivíduo, seus processos de pensamento e seus modos de explicar, de entender e de se desempenhar na sua realidade. (D‘AMBROSIO, 2002, p. 11). O presente artigo foi resultado de pesquisa solicitada pelo curso de Graduação em Matemática Licenciatura da Faculdade Cesuca na junção das disciplinas de Práticas de Ensino III e Práticas de Ensino IV cujas problematizações que nortearam o artigo foram respectivamente: “ De que modo uma sequência didática pode contribuir para o ensino de matemática explorando o conteúdo de trigonometria?" e “Qual a matemática que se aprende e se usa “fora” da escola?”. Partindo dos estudos realizados durante as disciplinas, com enfoque em textos de D’Ambrosio, Lorenzatto, Oliveiras dentre outros autores, para a construção da revisão de literatura.   


  

Publicado
2019-12-30
Como Citar
GARCIA, Josué Evantuir dos Santos; VIEGAS, Letícia Pacheco; MACHADO, Daiane Renata. A etnomatemática e a trigonometria estão presentes no dia a dia de um profissional de funilaria? . MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 329-337, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1764>. Acesso em: 08 ago. 2020.