A etnomatemática e a trigonometria estão presentes no dia a dia de um profissional de funilaria??
Resumo
Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa de campo cujos dados foram observados a partir da perspectiva da Etnomatemática, a qual consiste em uma proposta pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir Matemática em distintos grupos culturais. Por meio da análise dos saberes matemáticos produzidos e praticados por um profissional de funilaria que possui um baixo nível escolar,?a pesquisa realizada traz à tona a importância dos saberes matemáticos desenvolvidos no dia a dia e no ambiente de trabalho do profissional, fazendo ligação entre esse conhecimento mais instintivo e focado em resolver os problemas que surgem no cotidiano e no trabalho com os conhecimentos matemáticos aprendidos no âmbito acadêmico, confirmamos a?ideia?de que não há apenas uma forma de aprender matemática. A abordagem etnomatemática, a partir de seu enfoque holístico e transdisciplinar, procura aproximar a matemática da vivência do aluno, despertando assim o interesse em resolver os problemas apresentados,?tornando assim o ensino da Matemática mais eficaz. Para se trabalhar a Etnomatemática como ação pedagógica, é essencial ?[...] libertar-se do padrão eurocêntrico e procurar entender, dentro do próprio contexto cultural do indivíduo, seus processos de pensamento e seus modos de explicar, de entender e de se desempenhar na sua realidade.?(D‘AMBROSIO, 2002, p. 11).?O presente artigo foi resultado de pesquisa solicitada pelo curso de Graduação em Matemática Licenciatura da Faculdade?Cesuca?na junção das disciplinas de Práticas?de Ensino III e Práticas?de Ensino IV cujas problematizações que nortearam o artigo foram respectivamente: “?De que modo uma sequência didática pode contribuir para o ensino de matemática explorando o conteúdo de trigonometria?"?e “Qual a matemática que se aprende e se usa?“fora” da escola?”.?Partindo dos estudos realizados durante as?disciplinas, com enfoque em textos de?D’Ambrosio,?Lorenzatto, Oliveiras dentre outros autores, para a construção da revisão de literatura.??
?
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).