Sequência didática: do teórico ao prático, uma possibilidade ao ensino de matemática Unidade de aprendizagem

sequência didática em materiais multimídia e oficinas

  • Adriano Barcellos EUZÉBIO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Eviton TEIXEIRA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Marcelo Almeida OSÓRIO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daiane Renata MACHADO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente trabalho tem como pauta principal observar o planejamento e a execução da sequência didática para o aprendizado da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, verificando a eficácia dos meios utilizados nos processos de ensino e aprendizagem, assim como a inserção dos complementos tecnológicos durantes a passagem de conhecimento entre professor e aluno, visando se esses entendem aquilo que é explicado com a metodologia adotada pela entidade. Foram visitadas três instituições da rede pública de ensino, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, com o objetivo claro e investigativo de desenvolver uma tese a cerca desses meios utilizados na sequência didática e o quão assertivo tem sidos estes no âmbito educacional. Em virtude desses dados, buscamos promover entrevistas com os docentes para a construção de uma análise qualitativa focada para o tema proposto, com intenção de responder a seguinte problematização: “Como aplicar as teorias fundamentais em sequências didáticas práticas e objetivas inserindo as tecnologias dos dias atuais? Certamente esse tem sido um tema recorrente na prática de ensino, sendo necessário grande entusiasmo do docente para lecionar os conteúdos propostos acompanhando os novos meios de comunicação e informação propostos pelas tecnologias, buscou-se por meio das observações acompanhar o dia a dia dos professores durante dez aulas e pontuar os pontos de maior importância para responder tal questionamento.   

Publicado
2019-12-30
Como Citar
EUZÉBIO, Adriano Barcellos et al. Sequência didática: do teórico ao prático, uma possibilidade ao ensino de matemática Unidade de aprendizagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 344-352, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1763>. Acesso em: 28 maio 2020.