Análise qualitativa

etonomatemática e sequência didática aplicadas na profissão de mecânico automotivo?

  • Guilherme Martins de ABREU Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliano VIANA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daiane Renata MACHADO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Com a?etnomatemática?e a?sequência?didática como objeto de estudo, foi?realizada?uma pesquisa de teor qualitativo. Tendo em vista englobar os conceitos e analisá-los em campo foi escolhido D’Ambrosio?como principal autor, tornando possível a verificação de múltiplas situações de aplicabilidade da sua área de pesquisa, a?etnomatemática.?Como a?etnomatemática?pode contribuir para construção de uma sequência didática para ser aplicada em um ambiente formal de ensino? Tendo como objetivo analisar e verificar os conteúdos matemáticos no ambiente não formal, observar?a prática da aplicação da sequência didática no ambiente escolar, quais as contribuições?para o entendimento lógico formal fazendo uso de objetos presentes no cotidiano do aluno.?Dois ambientes distintos foram analisados, sendo um empresarial?da área de manutenção automotiva?e outro uma instituição de ensino?público de nível fundamental. Ambos, alunos do fundamental e profissionais de manutenção automotiva,?mostraram enorme compatibilidade em suas capacidades de?construção?do conhecimento matemático, fazendo com que o fazer matemático seja pertinente à toda a vida do cidadão, seja?coletivamente ou individualmente.? 

Publicado
2019-12-30
Como Citar
ABREU, Guilherme Martins de; VIANA, Juliano; MACHADO, Daiane Renata. Análise qualitativa. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 338-347, dec. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1762>. Acesso em: 25 jan. 2021.