Análise qualitativa
etonomatemática e sequência didática aplicadas na profissão de mecânico automotivo?
Resumo
Com a?etnomatemática?e a?sequência?didática como objeto de estudo, foi?realizada?uma pesquisa de teor qualitativo. Tendo em vista englobar os conceitos e analisá-los em campo foi escolhido D’Ambrosio?como principal autor, tornando possível a verificação de múltiplas situações de aplicabilidade da sua área de pesquisa, a?etnomatemática.?Como a?etnomatemática?pode contribuir para construção de uma sequência didática para ser aplicada em um ambiente formal de ensino? Tendo como objetivo analisar e verificar os conteúdos matemáticos no ambiente não formal, observar?a prática da aplicação da sequência didática no ambiente escolar, quais as contribuições?para o entendimento lógico formal fazendo uso de objetos presentes no cotidiano do aluno.?Dois ambientes distintos foram analisados, sendo um empresarial?da área de manutenção automotiva?e outro uma instituição de ensino?público de nível fundamental. Ambos, alunos do fundamental e profissionais de manutenção automotiva,?mostraram enorme compatibilidade em suas capacidades de?construção?do conhecimento matemático, fazendo com que o fazer matemático seja pertinente à toda a vida do cidadão, seja?coletivamente ou individualmente.?
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