Análise qualitativa

etonomatemática e sequência didática aplicadas na profissão de mecânico automotivo 

  • Guilherme Martins de ABREU Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliano VIANA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daiane Renata MACHADO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Com a etnomatemática e a sequência didática como objeto de estudo, foi realizada uma pesquisa de teor qualitativo. Tendo em vista englobar os conceitos e analisá-los em campo foi escolhido D’Ambrosio como principal autor, tornando possível a verificação de múltiplas situações de aplicabilidade da sua área de pesquisa, a etnomatemática. Como a etnomatemática pode contribuir para construção de uma sequência didática para ser aplicada em um ambiente formal de ensino? Tendo como objetivo analisar e verificar os conteúdos matemáticos no ambiente não formal, observar a prática da aplicação da sequência didática no ambiente escolar, quais as contribuições para o entendimento lógico formal fazendo uso de objetos presentes no cotidiano do aluno. Dois ambientes distintos foram analisados, sendo um empresarial da área de manutenção automotiva e outro uma instituição de ensino público de nível fundamental. Ambos, alunos do fundamental e profissionais de manutenção automotiva, mostraram enorme compatibilidade em suas capacidades de construção do conhecimento matemático, fazendo com que o fazer matemático seja pertinente à toda a vida do cidadão, seja coletivamente ou individualmente.  

Publicado
2019-12-30
Como Citar
ABREU, Guilherme Martins de; VIANA, Juliano; MACHADO, Daiane Renata. Análise qualitativa. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 338-347, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1762>. Acesso em: 20 out. 2020.