Psicólogo no terceiro setor

relato de uma experiência

  • Simone dos Santos FERRAZZO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Giovana Macedo dos SANTOS Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A intervenção da psicologia no âmbito do terceiro setor tem sido uma das possibilidades de trabalho do psicólogo que busca um compromisso com o social. O terceiro setor refere-se a instituições não estatais sem fins lucrativos, que desenvolvem atividades de interesse público, auxiliando com ações para as comunidades menos favorecidas. O interesse por este tema foi despertado na disciplina Teoria e Intervenções no Terceiro Setor, a partir do aprofundamento teórico que finalizou com a entrevista à uma psicóloga que trabalha neste segmento. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com o objetivo de conhecer a atuação e desafios deste profissional. Inicialmente foi feito contato com 3 profissionais, no entanto, apenas 1 respondeu. 


Por meio das respostas desta profissional pôde-se perceber que ela tem a oportunidade de desenvolver uma gama de atividades dentro da instituição, atendendo à distintas áreas da psicologia, que não somente a clínica tradicional. A mesma destacou que para manutenção dos serviços prestados, a instituição possui parcerias com organizações públicas e privadas, além de doações recebidas, eventos e projetos promovidos, visando a sustentabilidade financeira do local. A dificuldade em lidar com um público acometido psiquicamente e em situação de vulnerabilidade social foram destacados como alguns dos entraves para a execução do trabalho profissional. Contudo, ressaltou o privilégio de trabalhar com pessoas comprometidas, que já entenderam o sentido do trabalho voluntário em suas vidas. Ademais, destaca-se a necessidade de futuros estudos sobre o terceiro setor como uma opção para investigação e produção de conhecimento acadêmico e científico, contribuindo para o debate nesse ramo, e, igualmente em relação ao papel do psicólogo diante das limitações e expectativas que se apresentam, num processo de construção contínuo dos indivíduos, onde haja promoção de qualidade de vida e minimização das diferenças sociais. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
FERRAZZO, Simone dos Santos; SANTOS, Giovana Macedo dos. Psicólogo no terceiro setor. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 638, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1758>. Acesso em: 24 maio 2020.