Projeto de Vida do Estudante

a escolha da carreira alinhada a trajetória pessoal, autoconhecimento e o contexto sócio-histórico

  • Fernanda Vaz HARTMANN Cesuca- Faculdade Inedi
  • Júlia Schardosim RECK Cesuca- Faculdade Inedi
  • Karoline de Mattos FILIPPI Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A escolha profissional tem sido foco de análise há muitos anos, mais precisamente, desde que se percebeu que o trabalho é uma das bases da identidade do indivíduo. A escolha de uma profissão se inicia, justamente, na etapa da adolescência quando o indivíduo experimenta a chamada crise de identidade. Acredita-se que o jovem que esteja passando de forma mais tranquila pelas questões que levam ao autoconhecimento conseguirão realizar a escolha profissional com mais tranquilidade e êxito. Neste sentido, este estudo tem por objetivo promover uma reflexão/investigação do planejamento de carreira que contemple todas as dimensões de vida, através de uma pesquisa interventiva e qualitativa, pois objetiva produzir conhecimento a partir das reflexões geradas na aplicação dos instrumentos, compreendendo a realidade vivida pelos participantes. Utilizou-se como estratégia metodológica dois estudos de caso que foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Foram criadas 2 categorias a posteriori, entendendo estas como as que mais estão impactando na sua escolha profissional: as vivências dolorosas com a família influenciando para a escolha profissional; dificuldades na autopercepção e na compreensão do ambiente externo. Diante das categorias evidenciadas, percebeu-se que as participantes não conseguem realizar uma escolha pautada em seus próprios desejos e competências, pois ainda se percebem indiferenciadas do núcleo familiar, e esta incapacidade de individuação/diferenciação também não permite a realização da leitura do ambiente externo, construindo projetos incompatíveis, seja com as próprias competências, seja com a realidade externa. Este estudo reforça a necessidade de práticas de promoção e prevenção da psicologia em diferentes ambientes sociais, a fim de promover o autoconhecimento em etapas determinantes para a estruturação de adultos saudáveis. Sugerem-se pesquisas sobre a escolha de carreira em outros backgrounds a fim de compreender como este fenômeno se manifesta em realidades sociais diferentes. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
HARTMANN, Fernanda Vaz; RECK, Júlia Schardosim; FILIPPI, Karoline de Mattos. Projeto de Vida do Estudante. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 655-666, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1756>. Acesso em: 10 ago. 2020.