Profissionais do ensino público como membros da rede de apoio social de famílias

análises preliminares

  • Julia Gonçalves de BITENCOURT Cesuca- Faculdade Inedi
  • Nathassia Santos da SILVA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Raysa Schmitz SERAFIM Cesuca- Faculdade Inedi
  • Bruna Larissa SEIBEL Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Sabe-se que a rede de apoio social é um importante fator de proteção para o desenvolvimento, em especial em contextos vulneráveis. Este estudo buscou analisar parte dos dados de uma pesquisa mais ampla, a qual investiga a percepção de residentes e trabalhadores sobre fatores de risco e de proteção presentes em um contexto de vulnerabilidade social. Para este artigo, foi realizado um estudo de casos múltiplos, a partir de dados de três professoras de ensino fundamental de escolas públicas municipais do bairro Vila da Paz em Cachoeirinha/RS. Foram analisados dados biossociodemográficos e os resultados da escala Maslach Burnout Inventory - MBI-HSS. Partiu-se da compreensão de que os educadores são membros da rede de apoio social das crianças e de suas famílias. Para tanto, é importante compreender como está o grau de exaustão no trabalho desses profissionais, uma vez que trabalhar em um contexto de vulnerabilidade pode ser desgastante, fragilizando a rede de apoio de quem precisa do auxílio desses profissionais. Verificou-se, no entanto, que as participantes analisadas apresentaram escores baixos nas três dimensões de burnout: exaustão emocional, falta de realização profissional e despersonalização. Estes resultados mostraram que, apesar das adversidades enfrentadas, as educadoras parecem estar positivamente identificadas com seu trabalho e sentir motivação no papel de apoio dessas crianças. Contudo, é preciso considerar que a amostra compete a uma pequena parcela dos profissionais que atuam no território. Assim, é possível que, com a sequência da pesquisa, outros elementos da escala fiquem em evidência, bem como amplifique a análise de dados que contemplem aspectos importantes para a compreensão e validação ou não das hipóteses iniciais. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
BITENCOURT, Julia Gonçalves de et al. Profissionais do ensino público como membros da rede de apoio social de famílias. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 584-594, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1754>. Acesso em: 25 maio 2020.