Plantão psicológico no contexto escolar

Relato de experiência

  • Tábata Daiana De Matos Pereira CARAFINI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daniela Pereira RIBEIRO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiência, sobreo plantão psicológico, que vem sendo desenvolvido, durante o estágio profissional, em uma escola estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os atendimentos são direcionados aos alunos, pais, professores e aos demais funcionários da escola. O objetivo geral é através do plantão psicológico, realizar atendimentos breve e focal, buscando atender as pessoas em caráter emergencial. Quanto aos objetivos específicos, realizar acolhimento, escuta empática, analisar as demandas e fazer encaminhamentos a outros serviços quando houver necessidade. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo qualitativo descritivo. Os resultados obtidos através dos atendimentos no plantão psicológico, são que estamos mais próximos das demandas   emergentes dentro do contexto escolar, e com isso, o plantão psicológico, configura-se um importante espaço de acolhimento para todos deste contexto. Por fim, concluiu-se que o plantão psicológico como modalidade de atendimento no contexto escolar, traz novas possibilidades de atuação para o psicólogo e o aproxima das reais demandas existente na comunidade escolar. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
CARAFINI, Tábata Daiana De Matos Pereira; RIBEIRO, Daniela Pereira. Plantão psicológico no contexto escolar. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 574-583, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1753>. Acesso em: 25 maio 2020.