Intervenção cognitiva - comportamental em grupo de gestantes com diabetes para controle da ansiedade relacionada a alimentação

  • Daniela da Silva DIAS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daniela Pereira RIBEIRO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Larissa Dias da SILVA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Estágio Básico III, da Faculdade Cesuca Inedi e tratou sobre a necessidade de manejo da ansiedade relacionada a alimentação, com um grupo de gestantes do pré-natal de alto risco, do Hospital Padre Jeremias na Cidade de Cachoeirinha/RS. A demanda surgiu após observações no grupo, no qual foi observado a necessidade de informações sobre autocontrole e manejo em relação a ansiedade perante as restrições alimentares, impostas às gestantes devido ao Diabetes Mellitus gestacional. Considerando que a diabetes, quando não tratada, torna-se um quadro clinico de grande impacto no período gestacional, podendo prejudicar o desenvolvimento do feto e levar ao óbito. Dessa forma foram utilizadas técnicas da Terapia Cognitivo- Comportamental para intervir, psicoeducando as gestantes sobre o controle da ansiedade em relação a compulsão alimentar, identificando crenças em relação a dieta, proporcionando o autoconhecimento e disponibilizando um momento de relaxamento as mesmas. Foi constatado a diminuição da ansiedade em relação à alimentação, à internalização da importância de manter a dieta para a saúde gestacional, à melhor adesão ao pré-natal e foi evidenciado a interação entre as participantes do grupo, que citaram experiências anteriores com a maternidade, a preocupação com a saúde e o temor em relação à formação do vínculo com o bebê. Com a intervenção, foi possível também analisar e compreender o trabalho do Psicólogo no âmbito hospitalar e trabalhar com as gestantes a importância de procurar auxilio psicoterápico, caso a ansiedade ou outros sintomas se tornem continuo e/ou causem sofrimento. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
DIAS, Daniela da Silva; RIBEIRO, Daniela Pereira; SILVA, Larissa Dias da. Intervenção cognitiva - comportamental em grupo de gestantes com diabetes para controle da ansiedade relacionada a alimentação. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 595-604, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1749>. Acesso em: 04 ago. 2020.