Construindo uma identidade profissional a partir do estágio de Psicologia

um relato de experiência em um Grupo de Trabalho Interinstitucional da Promoção da Equidade

  • Manoela Coimbra de MEDEIROS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Cristina Tosi AVILA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Bruna Larissa SEIBEL Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência que tem por objetivo elucidar a importância de um grupo de trabalho interdisciplinar para a construção profissional de uma estagiária de Psicologia, durante sua vivência de estágio profissional no segundo semestre do ano de 2018. As profissionais de saúde envolvidas na construção do Grupo de Trabalho Interinstitucional da Promoção de Equidade de Cachoeirinha reforçam a necessidade de se acharem maneiras inovadoras dentro dos serviços para a efetiva prática dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde. Destaca-se, dentre esses princípios, o da equidade, que propõe se pensar as usuárias nas suas singularidades para que os atendimentos sejam o mais eficazes possíveis e as contemplem de forma biopsicossocial. Pode-se concluir que estar inserida no desenvolvimento do grupo e das atividades propostas pelo mesmo é uma experiência que amplia o horizonte do fazer Psicologia, que por muitas vezes durante a graduação pode parecer limitado em virtude de uma grade curricular, que apesar ampliação do campo de trabalho nos últimos anos, ainda está limitada e focada na prática clínica. É necessário cada vez mais trazer incômodos e o tensionamento de que os espaços de ensino devem se aproximar mais dos exercícios contemporâneos dentro da categoria que têm cada vez mais se diversificado.  

Publicado
2020-01-02
Como Citar
MEDEIROS, Manoela Coimbra de; AVILA, Cristina Tosi; SEIBEL, Bruna Larissa. Construindo uma identidade profissional a partir do estágio de Psicologia. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 573-583, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1748>. Acesso em: 10 ago. 2020.