Dissecando a educação física na Cesuca
Resumo
A turma de Introdução à Educação Física da CESUCA, foi estimulada a participar da Mostra de Iniciação Científica da instituição para fins de verificação da aprendizagem. Pretendemos apresentar um ensaio sobre o que é educação física, além de explanar seus diferentes conceitos e terminologias. Utilizamos a metodologia de revisão da literatura, e os resultados foram compostos pelas descrições dos termos mais abrangentes da educação física: Atividade Física, Exercício Físico, Jogo, Esporte e Ginástica. Atividade física consiste em qualquer tipo de movimento corporal que resulte no gasto de energia acima do repouso, que não necessite de planejamento ou finalidade como, varrer a casa, passear com o cachorro, etc. São práticas de nossa rotina diária, e não necessitam da supervisão de um profissional especializado. Exercício físico é toda atividade física com o preceito de alcançar um determinado objetivo, referente a uma melhora física, aumento de desempenho em algum esporte ou na saúde, com um planejamento pré-determinado. Os exercícios físicos apresentam uma sequência de movimentos sistematizada e que visam trabalhar partes específicas do corpo de modo mais intenso, como por exemplo, na musculação, onde, profissionais especializados questionam os alunos sobre que metas pretendem alcançar, baseando-se nisso montam uma série de exercícios físicos, para que cada um chegue ao objetivo determinado. Jogos são atividades ou ocupações físicas com exercícios voluntários, praticados por pessoas com um objetivo de recreação, de ensino cooperativo, diversão ou até mesmo passatempo. Dependendo de cada região do país, temos determinados jogos que apresentam regras diferentes, como o futebol de rua, que possui diferentes tamanhos da “goleirinha”, diferentes objetivos, como quem toma 5 gols primeiro perde o jogo ou troca de lugar no campo. Esporte seria uma evolução do Jogo, já que é uma atividade competitiva que necessita de regras institucionalizadas e uma Federação Internacional, criando assim condições mais justas e chances para que qualquer atleta disciplinado possa ganhar e até mesmo bater recordes. Embora para que isso seja alcançado, muitos atletas abdicam de sua saúde em prol de alcançar seus objetivos, levando seus corpos a um desgaste físico extremo, com lesões frequentes, que inclusive poderiam levar a aposentadoria precoce ou até mesmo sequelas para a vida toda. Ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas, envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. Podemos concluir então que Educação Física é a área que estuda os movimentos do corpo humano, visando a prevenção de doenças e a manutenção da saúde, que vem desde a pré-história com a sobrevivência do ser humano, em seguida temos o período Helênico com a ginástica que desenvolvia habilidades corporais, muitas dessas adaptadas a treinamentos militares. Hoje a Educação Física é um conjunto de atividades e exercícios físicos, jogos, esportes e ginástica, compreendendo assim o esporte competitivo, o fitness, a recreação e as atividades laborais.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Autores concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à publicação do evento o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial pela Mostra de Iniciação Científica do Cesuca;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).