Educação financeira infantil

  • Renata MICHELS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Tuani FRAZÃO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliana SABOIA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo discorre sobre a importância da Educação Financeira desde a infância. Segundo Lucci (2006), em uma realidade de diversos produtos financeiros (cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e leasing, crédito direto ao consumidor, poupança, fundos de investimentos, etc), todos precisam estar preparados, ao quererem obter algum bem ou serviço, para enfrentar episódios de dificuldades. Dessa forma, indivíduos que se determinam e possuem um planejamento a longo prazo, certamente deterão de mais segurança e provavelmente possuirão êxito em alcançar uma vida economicamente equilibrada, sendo assim, buscar pela saúde financeira agrega qualidade de vida, reflete no trabalho, em conquistas, e de fato se aprende a guardar dinheiro (PELICIOLI, 2011). Segundo Kassardjian (2013), o assunto educação financeira está adquirindo cada vez mais espaço nas discussões, trazendo indução à iniciativas de estudos. Por isso, a educação financeira infantil, se torna o primeiro passo na experiência de planejar cidadãos preparados, com a tentativa de transformação, dando princípio a uma geração de consumidores e investidores responsavelmente conscientes. De acordo com Kiyosaki e Lechter (2000), assuntos sobre noções financeiras deveriam ser ensinadas desde os primeiros anos escolares, assunto fundamental que acompanhará todas as pessoas ao longo de suas vidas, além do mais, constituirá um dos fatores mais importantes para os indivíduos que visam ter uma vida financeira equilibrada e saudável. Segundo Tobias e Cervany (2012), vive-se em uma sociedade consumista e desde muito cedo as crianças se tornam vítimas da publicidade e propaganda que induzem o contato com dinheiro, tornando ainda maior a importância da educação financeira.  Diante do exposto, a pesquisa possui como objetivo geral descrever a importância da Educação Financeira na infância e de forma específica verificar o possível reflexo na vida adulta através da aplicação da Educação Financeira Infantil e apontar métodos utilizados para o desenvolvimento financeiro das crianças. O artigo será realizado através de pesquisa quantitativa descritiva, onde os resultados serão obtidos através da aplicação de um questionário online, para uma amostra populacional não probabilística de aproximadamente 300 pessoas, utilizando o efeito de bola de neve, sendo enviado por meio das redes sociais. Posteriormente os dados coletados serão tabulados utilizando métodos estatísticos, com suporte planilhas eletrônicas. Ainda, os dados serão analisados a partir das teorias apresentadas no referencial teórico. A pesquisa está em andamento, na fase de coleta de dados. 

Publicado
2019-12-30
Como Citar
MICHELS, Renata; FRAZÃO, Tuani; SABOIA, Juliana. Educação financeira infantil. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 462-463, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1714>. Acesso em: 28 out. 2020.