Uso do lúdico para desenvolvimento de uma capacitação sobre lesão por pressão

um relato de experiência

  • Camila da Rosa MARACCI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Dayane de Aguiar CICOLELLA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A atualização profissional com base nas evidências científicas atuais torna-se essencial quando o assunto é o cuidado com o paciente, pois sempre há novas tecnologias que tornam o processo de recuperação menos doloroso, buscando não trazer agravos durante esse período. Objetivos: Relatar a experiência discente ao revisar os principais tópicos sobre a prevenção e os cuidados com lesões por pressão com uma equipe de técnicos de enfermagem, utilizando uma metodologia lúdica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre o desenvolvimento de capacitação pela graduanda, durante a disciplina de Prática de Gestão em Enfermagem, realizada em uma unidade clínica e de cuidados especiais, no turno da noite, no primeiro semestre do ano de 2019, em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atividade exigia dos acadêmicos a elaboração de um método lúdico para capacitar a equipe. O planejamento dos temas ocorreu a partir de solicitações dos próprios profissionais de nível médio das duas equipes (noite A e noite B). Após a pesquisa sobre os assuntos a serem abordados, esses foram sorteados entre os alunos e cada um ficou responsável por um tema específico. Nesta capacitação sobre Lesão por Pressão foi utilizado como artefato lúdico a estrutura de base de um campo minado de pano, previamente confeccionado. Também, foram elaboradas perguntas dissertativas, afirmativas e algumas ações engraçadas para a descontração do grupo. A capacitação foi realizada durante a separação de medicações, tempo informado pelos participantes como o mais adequado. Cada profissional escolhia uma posição do tabuleiro e retirava um papel que poderia conter um “mico” a ser realizado ou uma afirmação que deveria ser definida como verdadeira ou falsa. Resultados: Durante a atividade foi possível dialogar de forma lúdica, através do jogo saberes prévios, permitindo que os profissionais expressassem suas dúvidas ou conhecimentos. Ainda, durante a atividade foi possível orientá-los sobre novas definições e recomendações sobre o assunto, como por exemplo, as boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para prevenção e tratamento de lesões por pressão. Observou-se durante o exercício que a ludicidade pode quebrar as barreiras entre os níveis de escolaridade e assim, facilitar a comunicação e compreensão das informações compartilhadas. Considerações Finais: Evidencia-se a importância da construção desses momentos entre os acadêmicos e a equipe de enfermagem para a preparação de um líder que possa interagir de maneira satisfatória com seus funcionários e conseguir de maneira resolutiva solucionar problemas que interfiram no bem-estar psicossocial e a completa recuperação do paciente. 

Publicado
2020-01-02
Como Citar
MARACCI, Camila da Rosa; CICOLELLA, Dayane de Aguiar. Uso do lúdico para desenvolvimento de uma capacitação sobre lesão por pressão. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 268-269, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1701>. Acesso em: 08 ago. 2020.