A relevância do estágio em gestão para a formação do acadêmico de enfermagem

um relato de experiência

  • Camila da Rosa MARACCI Cesuca- Faculdade Inedi
  • Dayane de Aguiar CICOLELLA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Introdução: As práticas de enfermagem oportunizam aos acadêmicos uma aproximação aos ambientes de saúde. Através de uma imersão em campo os discentes desenvolvem pensamento crítico, habilidades e competências necessárias ao profissional no cotidiano. A prática de gestão, em específico, formam no futuro profissional a destreza na administração/gestão do cuidado continuado com o indivíduo gerando qualidade de vida e assistência humanizada. Objetivo: Retratar a experiência de uma acadêmica de enfermagem no estágio de prática de gestão do curso de bacharelado em Enfermagem da Cesuca Faculdade Inedi. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o período de estágio curricular na área de gestão em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre durante o primeiro semestre de 2019. O grupo era composto de seis alunos e uma professora como supervisora, o tempo de estágio se dividiu entre o ambiente hospitalar e a instituição acadêmica. Resultados e Discussões: As aulas na instituição de ensino tiveram como objetivo principal exercitar questões administrativas consideradas atribuições do enfermeiro como: a construção e revisão de escalas de distribuição dos funcionários, elaboração de gráficos para a análise de indicadores da unidade, discussões de cuidados implementados, organização de capacitações para os técnicos, construção de procedimentos operacionais e projetos de intervenção para o local. Já as práticas, no âmbito hospitalar, colocaram os acadêmicos na posição de líderes, sendo necessário o desenvolvimento das habilidades e pensamento crítico para tomada de decisões que direcionavam o cuidado ao paciente e organização da equipe. Percebeu-se através das práticas que a construção de um bom profissional se consolida com as vivências exercitadas que têm como finalidade a formação de um enfermeiro capaz de se posicionar frente quaisquer adversidades. Considerações Finais: As atividades realizadas permitiram o desenvolvimento de liderança e o gerenciamento nos diferentes contextos de gestão da assistência à saúde e proporcionaram aproximar-se ao papel do enfermeiro líder no contexto de assistência à saúde.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
MARACCI, Camila da Rosa; CICOLELLA, Dayane de Aguiar. A relevância do estágio em gestão para a formação do acadêmico de enfermagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 246, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1687>. Acesso em: 25 maio 2020.