Formas geométricas na arquitetura

  • Fernanda Bizotto SOSTER Cesuca- Faculdade Inedi
  • Milena Duarte KILA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Paula Fiorenzano LUIZ Cesuca- Faculdade Inedi
  • Susana Pereira LEITE Cesuca- Faculdade Inedi
  • Daiane Renata MACHADO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A partir de um trabalho  proposto na disciplina de Geometria Descritiva, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que ocorreu na sala de aula invertida, do curso de Matemática, Licenciatura, construímos uma maquete inserindo formas geométricas  compondo o ambiente de uma maquete.  A proposta foi demonstrar que as formas geométricas estão muito presentes no nosso cotidiano. Inicialmente foram aplicadas fórmulas matemáticas determinando áreas, perímetros e volumes das figuras a serem confeccionadas para a construção da maquete. Dentre elas destacam-se as fórmulas do prisma: At =Al + 2.Ab (At é a área total do prisma; Al é a área lateral; Ab é a área da base) e V= Ab . h (V = volume do prisma Ab = área de uma das bases h = altura do prisma). Após esse momento, foram construídas figuras geométricas como: prismas, cilindros, quadrados, círculos, cones, retângulos utilizadas na casa e no jardim. Foram usados materiais, simples e até mesmo recicláveis e reutilizáveis como: papelão, tampinhas de garrafas, lã, palitos de picolé e de churrasquinho, corda de sisal, papel adesivo, papel contact, areia de gato, tinta em spray, madeira, isopor, entre outros. Com essa atividade foi possível verificar os conteúdos desenvolvidos durante as aulas sobre áreas, perímetros e volumes de figuras geométricas, bem como seus elementos e suas definições. Espera-se que novos trabalhos sejam realizados de forma prática e utilizando materiais concretos para o desenvolvimento de conceitos geométricos.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
SOSTER, Fernanda Bizotto et al. Formas geométricas na arquitetura. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 17, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1682>. Acesso em: 28 maio 2020.