Mercado de trabalho

impactos da educação na trajetória profissional dos alunos da área de negócios da faculdade Cesuca

  • Josiane Brites de FREITAS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Ana Caruline Lopes MARTINS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Tiago Moreira SAMPAIO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Juliana SABOIA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O cenário do mercado de trabalho brasileiro sofre com as oscilações nas taxas de desemprego, havendo um aumento de 7,4% desde o primeiro trimestre de 2015 até o mesmo período de 2019 (PNAD, 2019). A automação é um dos fatores que contribuem para tais taxas, sendo uma tendência que cada vez mais substitui a mão de obra em tarefas repetitivas, porém a inteligência humana não é substituível na resolução de problemas complexos e de raciocínio, preservando-se tais profissões que a exijam (SEBRAE, 2017). Em um cenário mundial de inovações tecnológicas, torna-se cada vez mais fácil o acesso e processamento de informações dentro das empresas, o conhecimento passou a ser visto como um diferencial no mercado de trabalho, elevando a importância da busca pela capacitação (OLIVEIRA et al. 2013). A educação possui papel fundamental na formação integral dos indivíduos, estando a mesma interligada em auxiliar a satisfazer as demandas do mercado, para um exercício profissional qualificado. A situação é de grande valorização do conhecimento e da capacidade de inovação das pessoas, assim como é percebido uma elevada demanda por profissionaisaltamente qualificados (FARIAS et al., 2016). Este estudo tem como objetivo analisar a percepção sobre a evolução da carreira ao longo da realização dos cursos de ensino superior da área de negócios da Faculdade Cesuca na cidade de Cachoeirinha/RS. Para isto, estabeleceram-se como objetivos específicos: descrever quais são as expectativas dos discentes com o mercado de trabalho; apresentar como estavam profissionalmente quando entraram na faculdade e descrever como estão ao final do curso. Essa pesquisa está em
construção, a metodologia que será utilizada será uma pesquisa quantitativa descritiva realizada com os acadêmicos dos cursos bacharelados de Administração, Ciências Contábeis, e os tecnólogos em Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, e Processos Gerenciais. Estima-se que possui uma população de 496 alunos. Será realizada uma survey, através da aplicação de um questionário online. Os dados coletados serão posteriormente analisados através de análises estatísticas com a utilização de planilhas eletrônicas.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
FREITAS, Josiane Brites de et al. Mercado de trabalho. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 437, dez. 2019. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1656>. Acesso em: 28 out. 2020.