Faltar à consulta no SUS é um problema de saúde pública?

  • Euda Maria Lopes LUZ Cesuca- Faculdade Inedi
  • Gisele Cristina TERTULIANO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Resumo: Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma sala de espera proposta na Disciplina da Prática de Saúde Coletiva do Curso de Enfermagem da Faculdade Cesuca em uma Unidade de Saúde da Família no município de Cachoeirinha-RS. Objetivo: realizar atividade de educação em saúde com os usuários da unidade de saúde da família abordando a problemática do absenteísmo na consulta agendada no SUS. Método:
realização de um projeto educativo que abordou a organização do Sistema Único de Saúde e os diretos e deveres dos usuários da saúde. Durante a sala de espera foi enfatizada a importância da conscientização da população sobre comparecimento aos atendimentos agendados na unidade e
a necessidade de comunicar antecipadamente a unidade a impossibilidade de comparecer, para que outros usuários possam se beneficiar dos  atendimentos. Conclusão: Foram exploradas todas as informações pesquisadas na literatura científica para proporcionar aos participantes um melhor aprendizado. Através da participação dos mesmos foi observada a compreensão, a troca de experiências e as opiniões dos presentes. Foi observado que algumas pessoas realmente tinham a percepção que a falta à consulta agendada prejudica o sistema e traz prejuízos a todos os envolvidos. Os idosos são os mais conscientes sobre a importância no comparecimento às consultas. Segundo relatos, os mais jovens percebem a necessidade da valorização desse
processo de comparecimento às consultas e são conscientes da importância de comunicar a falta antecipadamente. Foi enfatizado que eles são potenciais multiplicadores na comunicação dessa prática cidadã na garantia do direito à saúde. Foi uma experiência enriquecedora, pois permitiu a aproximação com essa temática e entender o papel da sala de espera como possibilidade educativa nos diversos desafios existentes na saúde coletiva.

Publicado
2020-01-02
Como Citar
LUZ, Euda Maria Lopes; TERTULIANO, Gisele Cristina. Faltar à consulta no SUS é um problema de saúde pública?. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 13, p. 255, jan. 2020. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1653>. Acesso em: 28 maio 2020.