Sexismo em jogos online multiplayer

  • Raysa Schmitz SERAFIM Cesuca
  • Maucha Sifuentes dos SANTOS Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente trabalho configurou-se como uma pesquisa-ação. O objetivo do mesmo era identificar se os jogadores percebem e sabem identificar sexismo presente nos jogos online multiplayer, além de aplicar uma psicoeducação sobre o tema com o intuito de provocar uma reflexão sobre sexismo. Para tanto, foi empregado um questionário com dez perguntas, sendo três delas discursivas e as demais objetivas. O questionário foi divulgado em três grupos da rede social Facebook com temáticas de jogos específicos, onde é possível a comunicação entre os jogadores, através de grupos compartilhados em redes sociais e outros jogadores contatados, sendo pedido que repassassem o questionário a outros jogadores. A pesquisa foi realizada com duzentos e trinta e dois (232) jogadores de jogos online multiplayer que de alguma forma é possível a comunicação com outros jogadores. Tal pesquisa foi elaborada de forma quantitativa, através do questionário que foi aplicado exclusivamente online e totalmente anônimo através da plataforma typeform. Como resultado da pesquisa foi constatado que, apesar de presenciarem momentos de preconceito, grande parte dos participantes não perceberam tais momentos como preconceituosos, demonstrando que o sexismo está presente nos jogos online multiplayer. Este resultado indica a necessidade de mais debates sobre o tema, juntamente com mais pesquisas com o intuito de conscientizar mais jogadores, além de trazer mais visibilidade a este tema pouco debatido. Foi verificada, também, a importância de espaços para os jogadores falarem sobre os preconceitos que passaram e/ou presenciaram, além da necessidade de haver uma punição aos jogadores que agem e/ou falam de forma preconceituosa e práticas preventivas nos jogos para que haja menos preconceito e mais igualdade.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
SERAFIM, Raysa Schmitz; SANTOS, Maucha Sifuentes dos. Sexismo em jogos online multiplayer. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 316-327, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1540>. Acesso em: 14 nov. 2019.