Gestão escolar

qualificação e cooperação

  • Cíntia da Rocha ANGELI
  • Evelyn REZENDE
  • Gabriele Bonotto SILVA Cesuca - Faculdade Inedi

Resumo

Este artigo toma as relações entre direção, supervisão, orientação e docência, com o objetivo de conhecer o papel e respectivos pontos de vista a respeito de suas atribuições, dilemas e desafios dentro da Gestão Escolar. A análise de cada um dos cargos foi feita por meio da pesquisa de campo, envolvendo interrogação direta e fez-se necessária na busca de respostas à problemática: “Como fazer uma gestão de classe eficiente?”. O diretor gerencia, coordena e organiza todas as atividades escolares, tendo o auxílio de sua equipe diretiva, tendo a compreensão das exigências legais e estando ciência que todas as decisões devem ser tomadas em conjunto com a comunidade escolar. O supervisor, apesar de realizar múltiplas tarefas e estar sobrecarregado em sua prática diária, deve estar atento a sua principal função que é a formação docente, o que traz uma enorme contribuição à este no gerenciamento em sala de aula. A orientação escolar tem como objetivo principal o ajustamento satisfatório entre escola e aluno, não perdendo de vista as habilidades e capacidades intelectuais para uma possível orientação vocacional. Por fim, o professor que deve estar ciente de que a gestão de classe vai muito além da sala de aula, ela está em sua formação, gerindo em primeira instância seu próprio desenvolvimento profissional. Uma boa gestão, portanto, depende de que todos se percebam participantes desta organização e deste sistema, onde todos trabalhem em cooperação, cada um em sua função, atuando e se comprometendo na busca do ensino de melhor qualidade, tendo sempre o aluno, e tudo o que o envolve, como foco principal.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
ANGELI, Cíntia da Rocha; REZENDE, Evelyn; SILVA, Gabriele Bonotto. Gestão escolar. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 208-229, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1524>. Acesso em: 19 jan. 2019.