Gestão feminina

um estudo sobre o perfil das mulheres que ocupam cargos de liderança nas empresas da região metropolitana de Porto Alegre

  • Giulliana de Oliveira GARMENDIA
  • Juliana Saboia de MELO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

A participação das mulheres em posição de liderança nas empresas, é uma questão que cada vez mais vem sendo discutida e pautada no mundo corporativo. Apesar de muitas pesquisas comprovarem que a presença feminina em cargos de gestão traz diversos benefícios, inclusive nos resultados financeiros, a ocupação da mão de obra feminina ainda é muito baixa. Essa ausência está atrelada aos “vieses inconscientes” que impossibilitam as mulheres de chegar nessas funções, sobretudo em áreas onde tradicionalmente os homens sempre ocuparam posições de liderança como a engenharia, tecnologia, política e militar. A desigualdade de gêneros nas relações profissionais é uma realidade enfrentada pelo sexo feminino há muitos anos e isso acontece devido a inúmeros problemas culturais e sociais. Estatísticas apontam que mesmo trabalhando e estudando mais, as mulheres, em média, recebem menos que os homens. Além disso, a discriminação e o assédio no ambiente de trabalho estão entre as principais dificuldades enfrentadas pela busca de oportunidades. As posições de chefia ocupados por mulheres, em sua maioria, não estão no topo da pirâmide organizacional e essa ascensão também não é frequentemente vista no decorrer da sua carreira profissional. Diante desse cenário, o estudo teve como objetivo identificar o perfil das mulheres que ocupam cargos de liderança nas organizações. Para isto, foi abordado algumas teorias sobre lideranças, uma breve explanação das características de um líder, juntamente com um histórico das mulheres no mercado de trabalho e dados estatísticos. A metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, realizada através de um questionário com 100 mulheres das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre em diferentes níveis organizacionais, sendo validados para a pesquisa 60 respostas. A pesquisa está em fase de análise de dados.


 

Publicado
2018-12-17
Como Citar
GARMENDIA, Giulliana de Oliveira; MELO, Juliana Saboia de. Gestão feminina. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 48, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1518>. Acesso em: 24 mar. 2019.
Seção
RESUMO ADMINISTRAÇÃO, COMEX, CONTÁBEIS, PROCESSOS GERENCIAIS