Consumo consciente e sustentável

percepção da sociedade Faculdade Cesuca

  • Juliana Scheffer CARDOSO
  • Lucas Rodrigues de FRAGA
  • Juliana Saboia de MELO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade verificar qual a percepção dos alunos da faculdade Cesuca em relação ao consumo consciente, sustentável e gestão ambiental. Para realização deste estudo definiu-se como objetivo geral analisar a importância do tema consumo consciente e sustentável no mundo acadêmico e como específico explorar aspectos relacionados ao consumo consciente e sustentável e de que forma a temática é exposta para os acadêmicos ao longo da sua formação, tendo em vista pelos autores pesquisados que o tema é de extrema importância e atenção, pois através de recursos naturais precisamos sobreviver e nos manter; o consumo consciente é o tipo de consumo que tem a atenção do cliente direcionada aos impactos ambientais daquilo que compra; A sustentabilidade é uma ideia de um mundo onde as pessoas protegem o meio ambiente ao desenvolver suas atividades rotineiras; e como conceito, exige um conhecimento mais detalhado sobre os recursos naturais, as capacidades dos ecossistemas e interações entre os sistemas sociais, econômicos, políticos e ambientais, já dentro das organizações os princípios de sustentabilidade devem estar presentes em todas as áreas, pois cada atividade desenvolvida pela empresa é responsável por produzir resultados. Para a educação ambiental marca uma nova função social da educação, tendo em vista a crescente conscientização sobre a problemática ambiental, do qual é vitimado todo o planeta, sem nenhum tipo de distinção. Para realização do objetivo deste artigo foi elaborada uma pesquisa quantitativa e descritiva, onde foi criado um questionário para os alunos da instituição Faculdade Cesuca, totalizando um número de 900 alunos, entre os cursos de Comércio Exterior (79 alunos), Ciências Contábeis (354 alunos) e Administração (467 alunos) em uma amostragem de 280 alunos com uma margem de erro de 5%, realizado no segundo semestre de 2018. Foram coletados 292 respostas da pesquisa, onde buscamos atingir dentro da amostragem, um número que correspondesse altamente confiável para as avaliações da pesquisa. Nossa pesquisa segue em processo de finalização.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
CARDOSO, Juliana Scheffer; FRAGA, Lucas Rodrigues de; MELO, Juliana Saboia de. Consumo consciente e sustentável. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 44, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1517>. Acesso em: 24 mar. 2019.
Seção
RESUMO ADMINISTRAÇÃO, COMEX, CONTÁBEIS, PROCESSOS GERENCIAIS