A escolha do mestrado por acadêmicos da área de negócios

  • Lisiane Macedo de ALMEIDA
  • Paola Dalla Rosa de AVILA
  • Juliana Saboia de MELO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Esse artigo possui o objetivo geral de analisar a escolha dos professores da área de negócios da Faculdade Cesuca pela carreira docente e como objetivo específico descrever as motivações, os desafios enfrentados para o planejamento da carreira e as dificuldades para a inserção no meio docente, incluindo a mudança de profissão ao longo da vida acadêmica, descrevendo a percepção do aluno em seguir carreira docente. Discorre sobre os motivos pelos quais os acadêmicos optam pelo mestrado, por possuir tal perfil e através do incentivo dos mestres que tiveram ao longo da graduação. Apresentando a oportunidade de explorar como se dão as dificuldades de inserção na área de pós-graduação stricto sensu, o reconhecimento por meritocracia e a capacidade da didática desenvolvida, mesmo sem o curso específico de pedagogia, após a graduação na área de negócios escolhida, o processo da transição entre o aprender e ensinar unindo a efetiva ação de sua vida profissional ao conhecimento, elevando o planejamento de sua carreira as diversas funções do dito mestre, definindo habilidades específicas para exercer a profissão de educador que possui o equilíbrio, transmitindo teoria e prática dentro da sala de aula. A pesquisa utilizada no primeiro momento foi qualitativa descritiva, através de entrevistas realizadas com 10 professores que ministram nesta instituição, estes  iniciaram sua carreira docente após concluir a graduação num curso da área de negócios pois tinham outros objetivos no início; os docentes foram questionados sobre sua carreira profissional, vida acadêmica e a trajetória até o mestrado, na sequência identificou-se a necessidade de uma pesquisa com alunos da área de negócios para verificar o interesse na docência, sendo realizada uma pesquisa quantitativa com 100 graduandos para analisar o desejo na área docente, as influências que dispõem na instituição de ensino e as características que consideram relevantes em seus mestres; ambas pesquisas foram realizas com professores e graduandos da Faculdade Cesuca. Este artigo acadêmico se trata do Trabalho de Conclusão da disciplina de Projeto Interdiciplinar de Administração, que ainda está em desenvolvimento, não tendo resultados conclusivos sobre suas pesquisas que estão sendo realizadas.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
ALMEIDA, Lisiane Macedo de; AVILA, Paola Dalla Rosa de; MELO, Juliana Saboia de. A escolha do mestrado por acadêmicos da área de negócios. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 40, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1510>. Acesso em: 24 mar. 2019.
Seção
RESUMO ADMINISTRAÇÃO, COMEX, CONTÁBEIS, PROCESSOS GERENCIAIS