Intraempreendedorismo

motivação para empreender nas organizações

  • Jennifer Rodrigues de BRITO
  • Juliana Saboia de MELO Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O empreendedorismo tem uma importante finalidade que é a criação e desenvolvimento do negócio. A prática requer ações empreendedoras, por meio de desenvolvimentos de novos produtos e ou processos, que pode ocorrer através de outra empresa ou na mesma organização intraempreendeorismo é um modo de motivar e também de reter talentos dentro de uma organização que possam contribuir com idéias de como algo pode ser feito ou melhorado, assim alavancando os negócios da organização. O intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo é um método importante que começa a se evidenciar nas práticas de gestão. Está diretamente relacionado à capacidade de inovar dentro das empresas. Todos os colaboradores podem exercer suas funções conscientes e responsável na busca da auto-satisfação, a receptividade de seus superiores pode ser considerada como ponto essencial nesta busca. As pessoas não aceitam ser dominadas facilmente e gostam de sentir seguros de si; seus líderes devem ter isso esclarecido. Por tratar-se de um valor intangível, a motivação traz consigo um desafio para cada ser humano; trata-se de um conjunto de ações externas que necessitam de abertura para compreender, processar e provocar os efeitos desejados para ambos. A motivação está interligada ao estado interior das pessoas em relação a alguns comportamentos. Cada vez mais percebe-se a autonomia do colaborador em se especializar e trazer para dentro da organização tudo que aprendeu; ressaltam os colaboradores mais dedicados, inovadores, focados, criativos e flexíveis quanto as necessidades do dia a dia de trabalho. Diante do exposto, o objetivo geral deste artigo é analisar práticas utilizadas pelas empresas para estimular o intraempreendedorismo e a partir disso, pretende-se apresentar, como objetivos específicos, a descrição de práticas utilizadas para estimular o intraempreendedorismo em seus colaboradores e avaliar a motivação destes, dentro das organizações. Este artigo justifica-se pelo objetivo de analisar a teoria versus a realidade empresarial, sugerir transformações e principalmente despertar discussões sobre os impactos positivos ou negativos para as organizações com a aderência do incentivo ao intraempreendedorismo. O presente artigo trata-se de uma pesquisa quantitativa e de caráter descritiva, a coleta dos dados foi através de um questionário via internet, se obteve 229 respostas, sendo uma amostra não probabilística por conveniência em homens e mulheres que trabalham na cidade de Porto Alegre e região metropolitana, o estudo está em andamento.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
BRITO, Jennifer Rodrigues de; MELO, Juliana Saboia de. Intraempreendedorismo. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 50, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1492>. Acesso em: 23 jul. 2019.
Seção
RESUMO ADMINISTRAÇÃO, COMEX, CONTÁBEIS, PROCESSOS GERENCIAIS