Transexualidade e gênero

uma intervenção com acadêmicos de Psicologia

  • Gracieli Mühl ZAPELLO
  • Luciane Ferreira da Silva JUSTINO
  • Fernanda Vaz HARTMANN Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

O presente artigo é parte das atividades da disciplina de “Seminário Integrador” do curso de Psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma intervenção reflexiva sobre transexualidade e gênero realizada com acadêmicos da Psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (Cesuca). Este estudo teve um caráter exploratório, delineamento quantitativo e contou com 165 participantes. O instrumento utilizado foi um questionário e a análise dos resultados foi realizada através do levantamento das frequências das opções assinaladas. Inferiu-se através dos resultados que essa modalidade de intervenção serviu para suscitar sentimentos de empatia nos acadêmicos em relação à discriminação sofrida pela população transgênero. Intervenções como essa podem ser realizadas em outros espaços, principalmente em contextos de escola, ensino médio e ensino fundamental, onde o preconceito e a discriminação ainda imperam.

##submission.authorBiography##

Luciane Ferreira da Silva JUSTINO

Acadêmica do curso de Psicologia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
ZAPELLO, Gracieli Mühl; JUSTINO, Luciane Ferreira da Silva; HARTMANN, Fernanda Vaz. Transexualidade e gênero. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 328-343, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1484>. Acesso em: 19 jan. 2019.