O ensino e aprendizagem de matemática através de jogos

  • Cristina Menna JORAS
  • Liane Oliveira ROSA
  • Gabriele Bonotto SILVA Cesuca- Faculdade Inedi

Resumo

Este relato descreve uma experiência de prática nos anos Iniciais no ensino da Matemática com uma turma de 3º ano dos anos iniciais de uma escola pública estadual situada na cidade de Cachoeirinha no ano de 2018. Uma experiência focada em várias áreas do conhecimento que a prática permite desenvolver práticas pedagógicas voltadas para as disciplinas curriculares. Como ponto de partida foi a identificação dos erros no valor posicional dos números decimais, o objetivo maior era a superação da defasagem de aprendizagem das crianças sobre este conteúdo. E para que elas pudessem aprender de forma concreta e lúdica e ao mesmo tempo a proposta foi a aplicação de jogos matemáticos que envolvessem os números decimais e as posições por meio de tabelas, material dourado construído com materiais reciclados e jogos lúdicos de adição. Em grupos as crianças foram desenvolvendo as atividades com os jogos e eles mesmos foram se dando conta dos seus erros e refletiram sobre suas dúvidas e os que tiveram mais facilidade de resolver a proposta foram auxiliando os que estavam com mais dificuldade discutindo e compartilhando o conhecimento. A ideia de propor jogos surgiu por meio da observação e correção das avaliações da turma, corrigir uma avaliação onde há erros e os erros são de uma forma geral na turma é uma hipótese de que aconteceu uma falha na aprendizagem percebendo-se que o aluno não sabe e o que ele sabe e percebendo a veracidade da questão é que pensou-se nas alternativas dos jogos.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
JORAS, Cristina Menna; ROSA, Liane Oliveira; SILVA, Gabriele Bonotto. O ensino e aprendizagem de matemática através de jogos. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 233, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1437>. Acesso em: 22 jul. 2019.