Case

o uso de lâmpadas com tecnologia LED em salas de aula de uma IES propostas de otimização e racionalização pelo ponto de vista econômico, técnico e ergonômico

  • Giovani de Aguiar FRANCELINO
  • Marco Antônio Gomes SCHMACHTENBERG
  • Eduardo BLANDO

Resumo

O presente artigo descreve um estudo de caso aplicado em salas de aula de uma IES (INTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR) que utiliza lâmpadas com tecnologia LED e com base nisso, através do problema de pesquisa que foi colocado resolvemos fazer um estudo comparativo com salas de aula da mesma instituição que utilizam lâmpadas com tecnologia fluorescente, utilizando uma abordagem que contemple aspectos relacionados ao ponto de vista econômico, técnico e ergonômico para responder ao referido problema de pesquisa, visando otimizar e racionalizar o consumo de energia gasto, além de sugerir diretrizes para a IES com base nas propostas de melhorias sugeridas, onde estas podem ser aplicadas em projetos de infraestrutura a serem desenvolvidos caso a Instituição de Ensino Superior vier a se interessar. Tal pesquisa nasceu através das demandas impostas pela disciplina de física III (Eletricidade e Magnetismo), ministrada no curso de Engenharia de Produção da citada instituição. Para desenvolver a mesma nos valemos de uma abordagem interdisciplinar, aplicando para isto conhecimentos relativos à física, engenharia econômica, ergonomia e estatística.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
FRANCELINO, Giovani de Aguiar; SCHMACHTENBERG, Marco Antônio Gomes; BLANDO, Eduardo. Case. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 12, p. 158-169, dez. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1428>. Acesso em: 24 mar. 2019.