Sepse
uma corrida contra o tempo
Resumo
A sepse pode ser definida como a resposta sistêmica a uma doença infecciosa, seja ela causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Manifestando-se em diferentes estágios clínicos do processo fisiopatológico, é um desafio para as especialidades médicas dado a necessidade de pronto reconhecimento e tratamento precoce. Objetivo: Descrever os desafios de iniciar um tratamento precoce ao perfil de pacientes hospitalizados. Método: Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, desenvolvido no período de 2017/2 no intensivo da disciplina prática de Urgência e Emergência em um Hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Foram analisados artigos científicos, revistas e livros para o embasamento teórico. Resultados: O desenvolvimento do estudo de caso favoreceu o aprendizado dos alunos para identificar a Sepse como a causa mais comum de mortalidade, sendo que no Brasil o índice é superior à de outros países, mesmo os estudos epidemiológicos sendo escassos. Estudos mostram uma incidência de sepse, sepse grave e choque séptico de 46,9%, 27,3% e 23% respectivamente. A mortalidade nestes pacientes foi de 33,9%. Em uma população de 3.128 pacientes, 16,7% apresentaram sepse. Após conhecer os dados epidemiológicos, a enfermagem pode facilmente reconhecer os sinais e sintomas para que seja iniciado precocemente o tratamento indicado pelo Instituto Latino-Americano de Sepse e com isso mitigar a mortalidade. Considerações Finais: A patologia demanda cuidados intensivos e os pacientes necessitam de procedimentos mais complexos como ventilação mecânica, drogas vasoativas, hemoderivados e antibioticoterapia. É de extrema importância a adoção de medidas que permitam o diagnóstico mais rápido e preciso, e início da terapia adequada, assim como o reconhecimento do foco da infecção, e fechamento de diagnóstico de no mínimo seis horas após o início dos sintomas clínicos, para que o prognóstico seja melhor. Essas medidas incluem educação e treinamento específicos dos profissionais de saúde e adoção de protocolos adequados nas unidades de atendimento.
Declaração de Direito Autoral
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).