Relato de experiência sobre o Programa Institucional de Cursos de Capacitação para Alunos em Formação (PICCAF) para acadêmicos do curso de enfermagem

  • Pâmela Zanelato SELAU
  • Marise M. These BRAHM
  • Márcia Dornelles Machado MARIOT

Resumo

Introdução: O curso de capacitação para alunos da graduação em enfermagem oferecidos por uma instituição hospitalar de Porto Alegre tem como propósito o desenvolvimento de habilidades e o aprimoramento de conhecimentos fundamentais para a formação profissional do aluno. O PICCAF é uma ótima oportunidade de dividir conhecimentos e de vivenciar experiências, proporcionando ao aluno uma atuação direta na prática clínica. Objetivo: Relatar as vivencias durante o curso de capacitação para graduandos em enfermagem para o atendimento ao paciente cirúrgico adulto. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, elaborado a partir da vivência da autora durante o curso de capacitação para alunos em formação. O cenário do estudo foi uma unidade cirúrgica, que contém 34 leitos, para o atendimento de pacientes adultos pré e/ou pós-cirúrgicos e clínicos, um hospital universitário de grande porte do Sul do Brasil. O curso ocorreu durante todo o mês de julho de 2017. Resultados e discussão: O PICCAF em enfermagem totalizou uma carga horária de 120 horas de estágio supervisionado, realizado no turno da manhã.Primeiramente os acadêmicos realizaram cursos on-line para conhecimentos das rotinas da instituição antes do ingresso no campo. As práticas foram supervisionadas por uma enfermeira assistencial da unidade, cuja orientação foi de extremamente relevância, uma vez que a mesma demonstrava domínio teórico-prático em relação aos procedimentos e técnicas, bem como sobre o processo educacional, proporcionando uma didática enriquecedora e precisa sobre as atividades, direcionando o conhecimento e atitudes, passando autoconfiança e autonomia a acadêmica. O curso proporcionou o contato com os pacientes, a realização de exame físico, anamnese, técnicas e procedimentos de atribuições do enfermeiro e o aprimoramento de todas as etapas do processo de enfermagem. A segurança do paciente cirúrgico, as boas práticas na assistência de enfermagem e às metas internacionais de segurança do paciente, também foram temáticas abordadas durante todo o curso. Considerações finais: O curso de capacitação para graduandos em enfermagem é uma ferramenta de suma importância para o aprimoramento de acadêmicos em sua formação profissional. O curso, sob supervisão de um profissional qualificado e experiente, favorece o vínculo do aluno ao ambiente hospitalar, possibilitando a vivencia de situações que até então eram desconhecidas em outros estágios. Essa vivencia certamente permitirá ao acadêmico sentir-se mais preparado e seguro para atuar na área assistencial ao paciente.

Publicado
2018-02-20
Como Citar
SELAU, Pâmela Zanelato; BRAHM, Marise M. These; MARIOT, Márcia Dornelles Machado. Relato de experiência sobre o Programa Institucional de Cursos de Capacitação para Alunos em Formação (PICCAF) para acadêmicos do curso de enfermagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 461, fev. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1409>. Acesso em: 24 set. 2018.