Metodologia ativa como processo de ensino aprendizagem no curso de enfermagem

  • Bruna Abreu da SILVA
  • Caroline Reis da SILVA
  • Daniele Chagas MARTINS
  • Gabriela RODRIGUES
  • Tatiana Gomes ROSA

Resumo

As transformações que tem ocorrido na sociedade contemporânea trazem à tona questões relativas ao processo ensino aprendizagem e formação profissional. Nesse sentido a Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro do processo de ensino aprendizado, de fato é o próprio aluno. Baseado nesse contexto de aprendizagem ativa como processo pedagógico de aprendizagem nos foi proposto, pela Professora da Disciplina de Histologia/Embriolgia da Faculdade Cesuca, Tatiana Rosa, a criação de um vídeo, baseado no programa de TV “ Negociando com Tubarões”, referente ao tecido conjuntivo onde os alunos foram estimulados a refletir sobre o conteúdo, que foi estudado, preparado e posteriormente apresentado. O aprendizado e a reflexão foram as principais ideias neste trabalho, fazendo com que os integrantes se apropriassem e tomassem conhecimento da importância do assunto para sua jornada tanto profissional como acadêmica já que se trata de um tecido com uma variedade de funções no nosso organismo. Este método baseado no aluno como personagem principal no processo de aprendizado fortaleceu a relação entre colegas e a intensa troca de conhecimentos e experiências, pois todos os integrantes participaram diretamente na idealização do trabalho, o que contribuiu para que o resultado final fosse extremamente satisfatório. O desafio proposto pela professora foi de início intimidador, pois de uma forma geral a metodologia mais usada ainda centra o aprendizado na figura do professor, mas durante o desenvolvimento do trabalho, o entusiasmo pela forma não convencional de estudo fez com que os componentes do grupo conseguissem superar esse obstáculo e como recompensa o aprendizado, de forma autônoma, obtido. Como resultado obtemos envolvimento e um maior comprometimento no processo de ensino aprendizagem por parte dos componentes do grupo.
Publicado
2018-02-20
Como Citar
SILVA, Bruna Abreu da et al. Metodologia ativa como processo de ensino aprendizagem no curso de enfermagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 447-448, fev. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1402>. Acesso em: 22 maio 2018.