Personalidade e aprendizagem

considerações sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino

  • Cíntia da Rocha ANGELI Faculdade Cesuca
  • Evelyn REZENDE
  • Gabriele Bonotto SILVA

Resumo

O presente trabalho apresenta como temática as relações entre a aprendizagem escolar e a personalidade. O artigo tem como objetivo analisar como se dá o aprendizado, quais as metodologias e planejamentos desenvolvidos pelos professores, em conjunto com as escolas, para a Educação Infantil, Anos Iniciais e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e como as mesmas se relacionam com a aprendizagem e a personalidade do aluno. A busca das respostas para o problema de pesquisa, “Como a personalidade do aluno pode influenciar na aprendizagem?” foi feita a partir de entrevistas e observações, com professores e alunos de escolas particulares e públicas de Cachoeirinha, nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Ao analisar cada etapa e modalidade de ensino citada, observou-se as diferenças entre elas, as formas como os professores atuam e as metodologias escolhidas, mas também ficou claro o sujeito da aprendizagem e suas peculiaridades. Os resultados da pesquisa apontam que a personalidade influencia o ensino e que o professor precisa estar atento as características específicas de cada aluno. Também evidenciam que é possível trabalhar a partir da construção do vínculo, do afeto, do desenvolvimento da autonomia,  renovando e reconstruindo o currículo escolar.

Publicado
2018-02-06
Como Citar
ANGELI, Cíntia da Rocha; REZENDE, Evelyn; SILVA, Gabriele Bonotto. Personalidade e aprendizagem. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 500-510, fev. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1388>. Acesso em: 19 out. 2018.