Avaliação da aprendizagem em diferentes contextos

  • Andressa Raiane da SILVEIRA Faculdade Cesuca
  • Gabriele Bonotto SILVA

Resumo

A avaliação de aprendizagem está presente durante todo o processo de ensino e de aprendizagem e desempenha um papel significativo no acompanhamento de conhecimentos, através dos processos avaliativos, para conduzir o ensino nas diferentes modalidades da educação. Por isso, o presente artigo buscou responder a seguinte questão: Como ocorre e qual é a importância da avaliação de aprendizagem nas modalidades de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos? A pesquisa, de cunho qualitativo, através da abordagem do estudo de caso utilizou-se de entrevistas e observações de turmas e professores em escolas municipais de Cachoeirinha para buscar respostas para o problema de pesquisa. Os achados da pesquisa destacam que é importante que o profissional da educação consiga compreender como ocorre a avaliação de aprendizagem nas modalidades da educação e as principais diferenças entre elas; descobrir com qual frequência e como ocorre a avaliação de aprendizagem; identificar as diferenças nas avaliações nas modalidades da educação no ensino infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Depois de ter concluído a pesquisa, foi possível entender que a avaliação de aprendizagem tem diferenças na forma que cada professor desenvolve este processo nas modalidades e que podem adaptar a sua organização de avaliação conforme a turma, como a escolha do melhor instrumento para avaliação, mas ao mesmo tempo apresentam coisas em comum como o fato de avaliarem diariamente através das atividades e individualmente, ou seja, um processo continuo que direciona a sua prática pedagógica.
Publicado
2018-02-06
Como Citar
SILVEIRA, Andressa Raiane da; SILVA, Gabriele Bonotto. Avaliação da aprendizagem em diferentes contextos. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 486-495, fev. 2018. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1387>. Acesso em: 22 abr. 2018.