A integração social através de práticas acadêmicas num ambiente escolar

um relato de experiência.

  • Cláudia da Silva CARVALHO
  • Cintia Avila da Silva FRAGA
  • Fernanda Vaz Hartmann

Resumo

A vivência social é uma tendência humana, compreendendo o espaço escolar como um local de agrupamento, contribuindo, assim, para a construção do sujeito. A escola oportuniza as primeiras experiências de socialização, além do sistema familiar. No entanto, esse mesmo espaço também é um lugar de diversidades, sendo, algumas vezes, motivo de desentendimentos.  O objetivo de nosso trabalho foi promover integração social de forma harmoniosa, e o sentimento de pertencimento ao grupo. Nosso relato de experiência teve como objeto de análise a turma do quinto ano de uma escola do município de cachoeirinha, composta por 19 alunos (4 meninas e 15 meninos). As dinâmicas foram feitas em dois momentos de 50 minutos de duração e continham práticas integradoras como: mímicas e reconhecimento de características subjetivas do sujeito, permitindo a identificação das diferenças individuais. Como resultado constatamos que a turma exigiu uma postura mais firme e incisiva do coordenador da dinâmica, mostrando dificuldades de uma interação, pois mostraram-se invasivos, com pouca capacidade de escuta, dificuldades de atender as regras e aos limites.  Observamos que o grupo carecia de orientação na forma de interagir. Seriam necessárias outras intervenções buscando promover habilidades sociais que auxiliassem o grupo a conviver de forma saudável, para que possam se sentir pertencendo a esse grupo e isso tenha um significado positivo.  Essa experiência teve relevante importância em nossa formação acadêmica, sendo o âmbito escolar um espaço oportuno para promover saúde nas relações humanas.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
CARVALHO, Cláudia da Silva; FRAGA, Cintia Avila da Silva; HARTMANN, Fernanda Vaz. A integração social através de práticas acadêmicas num ambiente escolar. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 360, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1360>. Acesso em: 20 ago. 2018.