A interdisciplinaridade em saúde

uma experiência entre a educação física e a enfermagem.

  • Gisele Cristina Tertuliano
  • Aníbal ALVES
  • Priscila Alberton RODRIGUES

Resumo

A interdisciplinaridade representa na atualidade uma das estratégias para formar profissionais habilitados para o trabalho em equipe, visando a integralidade no cuidado. Relatamos a experiência desenvolvida em uma escola pública de ensino fundamental do município de Cachoeirinha/RS com crianças das series iniciais. Foram abordando temas da higiene corporal em parceria dos alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade Cesuca, a supervisão da prática de saúde coletiva e o educador físico, docente da instituição. Os conhecimentos da área de enfermagem em saúde coletiva foram adaptados para a realidade infantil promovendo o compartilhamento das experiências entre o docente e os acadêmicos em prol das crianças que expuseram o seu conhecimento prévio sobre as práticas de cuidado com a saúde. O objetivo de integrar a educação e a saúde com a realidade das crianças é importante para o aprendizado dos acadêmicos promovendo um saber compatível com a realidade pessoal de cada uma das crianças através de atividades interativas de ensino e aprendizagem.  Com as concepções de saúde foi possível integrar as noções de cuidado na perspectiva da educação infantil utilizando as cores, as formas, os desenhos para compor o cenário  lúdico de cuidado  que cada criança pode absorver em seu cotidiano.Essa experiência propiciou a inserção dos acadêmicos dentro do espaço da comunidade escolar, reforçando a importância da saúde do escolar no contexto da saúde coletiva e exercendo de forma prática o trabalho interdisciplinar em saúde interagindo com a comunidade.O discurso teórico nem sempre provocará as mudanças necessárias no exercício do trabalho interdisciplinar , por isso é  necessário romper a inversão lógica  tradicional da formação em saúde para uma prática profissional que o acadêmico internalize e se projete como ser atuante no cenário em questão.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
TERTULIANO, Gisele Cristina; ALVES, Aníbal; RODRIGUES, Priscila Alberton. A interdisciplinaridade em saúde. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 429-430, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1356>. Acesso em: 23 jun. 2018.