Intervenção lúdica na abordagem psicanalítica

contação de histórias em escolinha de educação infantil.

  • Nadia Maria Viana VAZATA Cesuca- Faculdade Inedi
  • Letícia Wilke Franco MARTINS
  • Márcia E. Wilke FRANCO

Resumo

O presente artigo visa apresentar um relato de experiência de Estágio Profissional em psicologia, desenvolvido em uma escolinha de educação infantil em um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS, na qual foi realizada observação de uma turma de maternal para identificação da demanda, com posterior construção de um projeto de contação de histórias, bem como sua execução. A fundamentação teórica utilizada foi de orientação analítica que valoriza a subjetividade, ampliando a habilidade de relacionar-se com o outro, buscando uma melhor interação entre os próprios participantes e terapeuta. O propósito deste trabalho é relatar a prática vivenciada no decorrer das intervenções, os desafios encontrados ao longo do percurso e a satisfação de acompanhar a interessante evolução dos participantes. As intervenções ocorreram semanalmente, com duração de 50 minutos, em uma inter-relação de proximidade e troca entre terapeuta e participantes. Trata-se de uma turma de doze crianças com idade de três anos. O setting terapêutico deu-se no ambiente escolar, na sala de histórias, apropriada e bem organizada para intervenções com crianças. Os participantes apresentaram algumas necessidades como, por exemplo, de melhor adaptação, integração, desenvolvimento da consciência de si e princípios de convivência. Com o progresso das intervenções, foram adquirindo uma maior confiança, tanto na terapeuta como em si mesmos, de forma que pode-se observar crescimento, melhor interação com os colegas e resoluções de conflitos. Como resultados, podemos observar o desenvolvimento dos participantes de forma global. As crianças passaram a demonstrar mais seus sentimentos e a interagir uns com os outros com maior tranquilidade.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
VAZATA, Nadia Maria Viana; MARTINS, Letícia Wilke Franco; FRANCO, Márcia E. Wilke. Intervenção lúdica na abordagem psicanalítica. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 182-190, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1347>. Acesso em: 23 fev. 2018.