A importância da psicoterapia pessoal para estudantes de psicologia.

  • Liliam dos ANJOS Cesuca- Faculdade Inedi
  • Patricia Carvalho SARMENTO
  • Paula Estaite MACIEL
  • Sabrina Colela da SILVEIRA
  • Simone dos Santos FERRAZZO
  • Rafael Zanoni BOSSLE

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância da psicoterapia pessoal para estudantes de Psicologia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um mini questionário, em quatro turmas aleatórias do curso de Psicologia da Faculdade Cesuca, visando a identificar quantos estudantes, desse grupo pesquisado, fazem psicoterapia pessoal e as motivações que os levam a essa busca. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados, revelando que a maioria dos alunos não faz psicoterapia. Essa informação é preocupante, pois no decorrer do curso os professores alertam para a relevância do tratamento psicológico para os graduandos, e o resultado da pesquisa demonstra que seria viável enfatizar mais este tema com os alunos. Dentre os autores abordados, evidencia-se Skinner, o qual explica a questão do autoconhecimento que é um dos frutos que a psicoterapia pode oferecer, e afirma-se que quando o indivíduo se conhece, ele pode com mais facilidade prever e controlar seu comportamento em todos os âmbitos da vida, inclusive na prática profissional. Concluiu-se, que, apesar de muito benéfica para o desenvolvimento pessoal e profissional dos graduandos, a psicoterapia ainda é buscada mais no final do curso atrelando-se a chegada do estágio profissional e aos conflitos internos decorrentes desse processo. Entre os diversos benefícios que a psicoterapia pessoal pode oferecer para cada indivíduo, salienta-se o auxílio na busca pelo autoconhecimento, cujo saber refletirá positivamente no seu desempenho no Estágio Profissional, e, também, para que cada um possa aprender a lidar com suas questões pessoais gerando uma melhora na qualidade de vida.

Publicado
2017-12-11
Como Citar
ANJOS, Liliam dos et al. A importância da psicoterapia pessoal para estudantes de psicologia.. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 178-186, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1340>. Acesso em: 12 dez. 2018.