Ansiedade em período de avaliação no âmbito acadêmico

  • Amanda Inahé Santa Fé LOPES Cesuca- Faculdade Inedi
  • Camila Thaiani Santos da SILVA
  • Denise dos Santos Bortowski DAL CORSO
  • Priscila Kleboski BICA
  • Celso Pessanha MACHADO

Resumo

O presente artigo objetiva realizar uma reflexão sobre o efeito da ansiedade no âmbito acadêmico em períodos de avaliações. Atualmente, sabe-se que a ansiedade é comum na vida dos seres humanos, porém na vida de alguns estudantes ela pode agir de modo negativo. O recorte para o presente artigo surgiu de uma pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário de múltipla escolha sobre os sintomas relacionados à ansiedade. Os questionários foram distribuídos para uma amostra de 48 acadêmicos, sendo 24 alunos dos cursos de Psicologia e 24 do curso de Matemática, de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente acreditava-se que os alunos possuidores do conhecimento psi, demonstravam menos ansiedade do que os alunos do curso da área de exatas. Porém, os resultados mostraram que, de ambos os cursos, a quantidade de alunos que se autoconsideram ansiosos é exatamente a mesma. Identificou-se também que 58,33% dos alunos do curso de Matemática e 70,83% de alunos do curso de Psicologia, afirmam se sentirem ansiosos em períodos avaliativos. Portanto, torna-se inválida a ideia inicial de que os alunos de psicologia são menos ansiosos que os estudantes de matemática. Também foi investigado os principais sintomas ansiogênicos que afetam os acadêmicos, onde identificou-se que o principal sintoma é o “nervosismo”, seguido do “estresse”. A partir disso, surgiram reflexões a respeito de como controlar a ansiedade. Ainda foi pesquisada a prevalência de alunos que pensam/pensaram na possibilidade de buscar tratamento para a ansiedade. Assim como foi realizado um estudo de campo, também se viu a necessidade de haver pesquisas bibliográficas sobre ansiedade, em períodos avaliativos, para adquirir uma percepção maior sobre tal assunto.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
LOPES, Amanda Inahé Santa Fé et al. Ansiedade em período de avaliação no âmbito acadêmico. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 152-165, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1339>. Acesso em: 22 abr. 2018.