Gestão de qualidade

um estudo no hospital POA.

  • Josiane Oliveira Motta STEFANELLO Cesuca- Faculdade Inedi
  • Josyane Fiorenzano LUIZ
  • Lisiane Macedo de ALMEIDA
  • Paola Dalla Rosa de AVILA
  • Caroline Chagas PRATES

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise do programa interno de qualidade e também das certificações já existentes em uma organização hospitalar privada, no qual vamos nos referir como Hospital POA para preservar os direitos da entidade. O hospital já se tornou referência no estado do Rio Grande do Sul e possui como objetivo estratégico estar no topo no que diz respeito ser sinônimo em qualidade médica assistencial em todo o Brasil. A organização possui um programa interno de qualidade bem estruturado que resultou em certificações e grande reconhecimento regional por parte dos pacientes e dos colaboradores, todavia, para alcançar a sua meta, existe um longo caminho onde um dos projetos de maior abrangência e reconhecimento das empresas no âmbito de certificações da qualidade está em fase de adaptação e implementação que é a norma ISO 9001 já aplicando a mais recente versão do ano de 2015. Realizamos um estudo do panorama atual da gestão da qualidade, verificando ferramentas e programas internos de qualidade. Após, analisamos os passos que ainda precisam ser dados para a implementação da ISO 9001: 2015. Verificou-se que o hospital possui um programa interno (PAMQ) bem estruturado e que de certa forma auxilia a implantação da norma.
Publicado
2017-12-11
Como Citar
STEFANELLO, Josiane Oliveira Motta et al. Gestão de qualidade. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 11, p. 1-17, dez. 2017. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1332>. Acesso em: 22 abr. 2018.
Seção
ARTIGO ADMINISTRAÇÃO, COMEX, CONTÁBEIS, PROCESSOS GERENCIAIS