ATIVIDADES PIBID DESENVOLVIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AUREA CÉLI BARBOSA

  • Aline Borges LUCAS Universidade Luterana do Brasil ( ULBRA GRAVATAÍ)

Resumo

O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas. Os licenciandos participantes do Pibid são inseridos no cotidiano das escolas durante sua formação e o projeto incentiva a formação de professores e estimular a integração entre educação superior e educação básica. Desta forma, viabilizando a construção de saberes dos acadêmicos, oportunizando o contato com as realidades dos espaços educacionais. Esta prática possibilita, ainda, a construção do pensamento critico sobre as estratégias metodológicas a serem empregadas. As atividades do subprojeto Ciências Biológicas – campus Gravataí estão sendo realizadas no oitavo e nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurea Celi Barbosa, localizada em Gravataí – RS. O trabalho do PIBID na escola iniciou com a confecção de uma tabela periódica dos elementos químicos nas duas turmas do nono ano, proporcionando uma interação dos alunos com os bolsistas. As atividades teóricas e práticas são trabalhadas em conjunto com a professora titular de Ciências e envolvem: construção da pirâmide alimentar, confecção de um pulmão de garrafa pet, experiências de química, esquemas pedagógico sobre as doenças do sistema digestório, dinâmica para cálculos de velocidade média, entre outros. Realizando uma avaliação, constatamos que os alunos são muito receptivos e participativos. O grupo conseguiu produzir várias atividades pedagógicas e percebemos que os alunos das séries envolvidas tem se apropriado do conhecimento, construindo o seu saber a partir das experiências vivenciadas. O contato com a realidade das escolas permite que os licenciandos construam uma formação critica, através do debate e da análise da realidade escolar e a confrontação com as teorias dos diferentes pensadores, desta forma, instrumentalizando os futuros profissionais.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas. Os licenciandos participantes do Pibid são inseridos no cotidiano das escolas durante sua formação e o projeto incentiva a formação de professores e estimular a integração entre educação superior e educação básica. Desta forma, viabilizando a construção de saberes dos acadêmicos, oportunizando o contato com as realidades dos espaços educacionais. Esta prática possibilita, ainda, a construção do pensamento critico sobre as estratégias metodológicas a serem empregadas. As atividades do subprojeto Ciências Biológicas – campus Gravataí estão sendo realizadas no oitavo e nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurea Celi Barbosa, localizada em Gravataí – RS. O trabalho do PIBID na escola iniciou com a confecção de uma tabela periódica dos elementos químicos nas duas turmas do nono ano, proporcionando uma interação dos alunos com os bolsistas. As atividades teóricas e práticas são trabalhadas em conjunto com a professora titular de Ciências e envolvem: construção da pirâmide alimentar, confecção de um pulmão de garrafa pet, experiências de química, esquemas pedagógico sobre as doenças do sistema digestório, dinâmica para cálculos de velocidade média, entre outros. Realizando uma avaliação, constatamos que os alunos são muito receptivos e participativos. O grupo conseguiu produzir várias atividades pedagógicas e percebemos que os alunos das séries envolvidas tem se apropriado do conhecimento, construindo o seu saber a partir das experiências vivenciadas. O contato com a realidade das escolas permite que os licenciandos construam uma formação critica, através do debate e da análise da realidade escolar e a confrontação com as teorias dos diferentes pensadores, desta forma, instrumentalizando os futuros profissionais.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
LUCAS, Aline Borges. ATIVIDADES PIBID DESENVOLVIDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AUREA CÉLI BARBOSA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 428-443, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1265>. Acesso em: 24 set. 2017.

Palavras-chave

Pibid; Projeto; Formação de professores.