O USO DO TEODOLIDO COMO MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA

Resumo

O trabalho do professor nos dias atuais ultrapassa a barreira do ensinar, ele tem que competir com os eventos externos que transitam em uma sala de aula, assim, o mesmo tem que ensinar de forma diferenciada, objetiva e mostrar a importância de utilizar atividades com materiais concretos que despertem o interesse do aluno com o conteúdo abordado, em particular, o teodolito para o ensino de conteúdos referentes à trigonometria. A atividade com o uso do teodolito aborda o conteúdo estudado sob a visão do triângulo, no caso da atividade proposta na experiência com os alunos apresentada neste artigo, em particular o triângulo retângulo (mas poderia ser um triângulo qualquer), aplicada a exemplificar os exercícios das aulas teóricas. Veremos que com o material elaborado pelos próprios alunos, eles tiveram a oportunidade de manipular e refletir sobre as aulas envolvendo o conceito de trigonometria. Para isso, foi elaborada uma aula, simples, que envolveu o conceito de trigonometria e das razões trigonométricas no ensino médio de uma turma de segundo ano, com um teodolito rudimentar, mas de bom nível de precisão. A montagem foi executada em aula pelos próprios alunos sendo que a ferramenta desenvolvida tem a característica de um teodolito vertical para o ensino de conteúdos de trigonometria. No início da aula foi ressaltado que, existem teodolitos modernos totalmente digitais, cuja precisão é muito próxima do real. Os materiais utilizados pelos alunos foram materiais do uso do dia a dia deles e de fácil aquisição e construção. O professor forneceu as orientações e sugestões para o desenvolvimento do mesmo, que auxiliaram os alunos na resolução dos problemas propostos. 
Publicado
2016-12-19
Como Citar
CARVALHO, Claudio da Silva; OGLIARI, Lucas Nunes. O USO DO TEODOLIDO COMO MATERIAL DE APOIO AO ENSINO DE TRIGONOMETRIA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 554-565, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1247>. Acesso em: 22 jun. 2017.

Palavras-chave

Trigonometria; Ensino de Matemática; Teodolito