MATEMÁTICA E PONTO CRUZ: ARTES QUE SE RELACIONAM

  • Adriana Santos Pereira HENRIQUES
  • Lucas Nunes OGLIARI CESUCA

Resumo

A disciplina de História da Matemática do curso de Matemática, Licenciatura da Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Cesuca trazia como problematização da Unidade de Aprendizagem (UA) Artemática: matemática, história e arte, no primeiro semestre de 2016, a possibilidade de ensinar e aprender matemática através da história e da arte. Diante do desafio proposto pela problematização da UA, desenvolvemos um estudo sobre o Ponto Cruz e sua relação com a matemática. Em busca pela história do Ponto Cruza, encontramos dentre as referências pesquisadas, folhetos promovidos por entidades governamentais, como o governo de Santa Catarina, que promovia a cultura e a história desta arte tão antiga e que nos conta que nos primórdios da história da humanidade o Ponto Cruz foi usado para costurar pele de animais sobre os homens, protegendo-os das entemperes do tempo. Muitos povos utilizaram essa tecnica, onde as costuras eram feitas em “x” com agulhas de ossos de animais e a linha feita de tripas de animais ou fibras. No século XVIII o Ponto Cruz ocupou diferentes classes sociais e surgiram, no decorrer da história, os mostruários que serviam de modelo para determinadas figuras, como bichinhos, flores, versículos religiosos, alfabetos e números. Estes modelos, ou Samplers, eram também usados na educação de crianças e adolescentes, pois nestes mostruários tinham os alfabetos e os números facilitando o aprendizado, como os quadros, ou cartazes, de hoje. Ao trabalhar o tema, Ponto Cruz, o professor tem a oportunidade de se aproximar dos estudos da Etnomatemática, compreendendo a matemática dentro da interdisciplinaridade do mundo. Várias disciplinas, como História e Artes, e conteúdos próprios da matemática como a simetria, grafos, funções, área, entre outros, podem ser abordados de uma forma diferenciada através do Ponto Cruz, demonstrando ao aluno a matemática aplicada na arte de suas avós, mães e tias. Samplers são malhas quadriculadas onde cada “x” representa uma unidade, que monta o desenho desejado. A opção escolhida nesse trabalho foi provar que o Produto Notável pode ser descrito como (a+b)2 = a2+2ab+b2 geometricamente pelo método do Ponto Cruz. Onde ao contar os pontos os alunos poderão comprovar a igualdade.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
HENRIQUES, Adriana Santos Pereira; OGLIARI, Lucas Nunes. MATEMÁTICA E PONTO CRUZ: ARTES QUE SE RELACIONAM. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 604-606, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1235>. Acesso em: 12 dez. 2017.

Palavras-chave

Matemática; Ensino de Matemática; História da Matemática