OS CAÇADORES DE MATEMÁTICA PERDIDA: UMA EXPERIÊNCIA COM O RPG MAKER NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Dalvan Haab HENDGES
  • Diego Francisco Silveira da SILVA
  • Evylim Lanferdini FABRIS
  • Lucas Nunes OGLIARI CESUCA

Resumo

O projeto a ser desenvolvido no decorrer do atual semestre tem como objetivo criar um jogo de RPG, através do aplicativo RPG Maker, na disciplina de História da Matemática do curso de Matemática, Licenciatura da Faculdade Inedi, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Cesuca. A produção do game tem como objetivo propor uma atividade diferenciada para o ensino de matemática, trazendo tópicos da história da matemática como pano de fundo das atividades desenvolvidas pelo aluno/jogador. O enredo do game conta a história de Gilbert, um menino que se aventura como personagem principal de um de seus jogos de videogame. O aluno/jogador percorre um cenário rico em desafios envolvendo a história da matemática, respondendo questões de múltipla escolha e realizando diálogos com personagens do jogo. O projeto está fundamentado em autores que defendem o uso de jogos no ensino da matemática, como Cristiano Alberto Muniz, em seu livro Brincar e Jogar - enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. E os jogos digitais, onde enquadra-se o RPG Maker, vem ganhado cada vez mais espaço entre os jovens de hoje, provenientes de uma sociedade que aderiu aos meios tecnológicos da informação e comunicação. Elementos comuns aos jogos em geral, como desafio, premiação, competitividade, entre outros, quando presentes em ambientes não nativos aos jogos, vão ao encontro do conceito de Gamificação, servindo também como referência para o projeto da disciplina. Portanto, como etapa de um projeto ainda em desenvolvimento, este resumo visa divulgar as atividades de pesquisa voltadas ao ensino realizadas por alunos da Matemática, Licenciatura do primeiro e segundo semestres.
Publicado
2016-12-19
Como Citar
HENDGES, Dalvan Haab et al. OS CAÇADORES DE MATEMÁTICA PERDIDA: UMA EXPERIÊNCIA COM O RPG MAKER NAS AULAS DE MATEMÁTICA. MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESUCA - ISSN 2317-5915, [S.l.], n. 10, p. 601-603, dez. 2016. ISSN 2317-5915. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/mostrac/article/view/1234>. Acesso em: 12 dez. 2017.

Palavras-chave

Matemática; Ensino de Matemática; Games